Um jeito de ver o Mundo….

Sorteio define ordem de desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2011

01 jul 2010

Em evento realizado na Cidade do Samba, a Liga Independente das Escolas de Samba definiu, por sorteio, na noite desta quarta-feira (30 de junho), a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2011.

Com São Clemente e União da Ilha tendo suas posições definidas por regulamento – respectivamente abrindo as noites de domingo (6 de março) e segunda-feira (7 de março) – as demais 10 agremiações foram divididas em pares com o objetivo de manter-se o equilíbrio entre as duas apresentações.

Inicialmente foi sorteado o dia de cada Escola de Samba. Definidas as seis agremiações de cada noite, partiu-se para o sorteio da ordem de apresentação. Apesar de as Escolas terem 10 minutos para proceder alguma troca na posição de desfile, não houve qualquer alteração.

Ficou assim a ordem dos desfiles do Grupo Especial para o carnaval 2011:

Horário dos DesfilesDOMINGO 06/mar/2011SEGUNDA 07/mar/2011
Ínicio 21:00São ClementeUnião da Ilha
Entre 22:05 e 22:22ImperatrizSalgueiro
Entre 23:10 e 23:44MocidadePortela
Entre 00:15 e 01:06Unidos da TijucaGrande Rio
Entre 01:20 e 02:28Vila IsabelPorto da Pedra
Entre 02:25 e 03:50MangueiraBeija-Flor

As agremiações que desfilam em posições ímpares concentrarão no lado do edifício Balança Mas Não Cai; as Escolas de Samba que irão se apresentar nas posições pares terão suas concentrações no lado do prédio dos Correios.

A cada bolinha sorteada, muita emoção!

Após um show com o grupo Pique Novo, o comunicador e diretor Social da LIESA, Jorge Perlingeiro, chamou ao palco os integrantes da mesa coordenadora do sorteio: o presidente da LIESA, Jorge Castanheira; o subsecretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães; o vice-presidente da Conselho Deliberativo da LIESA, Hélio Ribeiro de Oliveira; o vice-presidente da LIESA, Zacarias Siqueira de Oliveira; o diretor de Carnaval da LIESA, Elmo José dos Santos; o diretor jurídico da LIESA, Nelson de Almeida; e o deputado estadual Francisco de Carvalho.

Ao abrir a cerimônia, o presidente da LIESA agradeceu o empenho do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que está promovendo obras de melhorias em várias quadras de agremiações do Grupo Especial. Agradeceu também o apoio que as Escolas vêm obtendo dos Governos Estadual e Federal , destacando que o sorteio para a ordem dos desfiles abria, oficialmente, os trabalhos com vistas ao Carnaval 2011.

Logo depois, Perlingeiro anunciou que, para manter um equilíbrio técnico entre os dois dias de espetáculos, as Escolas foram divididas em cinco pares. Por obrigatoriedade regulamentar, São Clemente (campeã do Grupo de Acesso A) e União da Ilha (11ª colocada do Grupo Especial) não participaram do sorteio.

Os pares foram os seguintes: 1) Unidos da Tijuca e Salgueiro; 2) Beija-Flor e Mangueira; 3) Vila Isabel e Grande Rio; 4) Portela e Imperatriz; 5) Mocidade e Porto da Pedra.

O sorteio foi dividido em duas partes. Na primeira, os representantes – divididos em pares – sorteavam bolinhas numeradas de 1 a 10. O que tirasse o número maior escolheria o dia de desfile, domingo ou segunda-feira. Os vencedores dos cinco pares optaram pela segunda-feira.

Foram formados dois blocos, então: o de Domingo: São Clemente. Unidos da Tijuca, Mangueira, Vila Isabel, Imperatriz e Mocidade; e o de Segunda-Feira: União da Ilha, Salgueiro, Beija-Flor, Grande Rio, Portela e Porto da Pedra.

A segunda parte do sorteio definiria a posição de desfile de cada Escola. Para isso, os representantes das agremiações sorteavam bolinhas numeradas de 2 a 6. O grupo de Domingo ficou assim: 1 – São Clemente; 2 – Imperatriz; 3 – Mocidade; 4 – Unidos da Tijuca; 5 – Vila Isabel; 6 – Mangueira. E o de Segunda-Feira: 1 – União da Ilha; 2 – Salgueiro; 3 – Portela; 4 – Grande Rio; 5 – Porto da Pedra; 6 – Beija-Flor.

Quatro décadas de samba

Mostrando todos os detalhes de quase meio século de desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, o professor e pesquisador Pérsio Gomyde Brasil lançou nesta quarta-feira, 30 de junho, na Cidade do Samba, o livro “Da Candelária à Apoteose – Quatro Décadas de Paixão”. Julgador do quesito Enredo do Grupo especial, Pérsio fará uma noite de autógrafos no dia 16 de julho, no Espaço Bar Multifoco, na Lapa.

Ingressos Carnaval 2011: Informações a partir de outubro 2010

Procedimentos de reservas de camarotes e frisas, e compra de arquibancadas e cadeiras serão divulgados no site oficial da LIESA.

Fonte: LIESA

Postado por:
Categorias:
2011, Carnaval, Dicas, Evento, Turismo