Um jeito de ver o Mundo….

“O Trenzinho do Caipira” Projeto Villa-Lobos para crianças de todas as idades

19 mai 2010

Espetáculo compartilha com as crianças a experiência do teatro e a música erudita

A Cia. do Abração, de Curitiba, apresenta o espetáculo “O Trenzinho do Caipira – Projeto Villa-Lobos para crianças de todas as idades”, na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro nos dias 22, 23, 29 e 30 de maio (sábado e domingo). A montagem nasce do sonho de compartilhar com as crianças a importância e a beleza da música erudita, tendo como referência a obra do maestro e compositor brasileiro.

O projeto reúne espetáculo teatral, oficina de teatro gratuita para crianças e palestra para educadores, arte-educadores e público adulto em geral interessado na proposta de introdução da linguagem cênica como instrumento lúdico de auxílio no processo educativo.

No roteiro, seis personagens de diferentes regiões do Brasil recebem, simultaneamente, uma misteriosa carta de Villa-Lobos, convidando-os para uma viagem de trem. Por obra do destino – ou da carta que receberam na estação – eles se encontram e constatam que acabam de perder o trem. Este fato provoca uma instabilidade e um questionamento em cada um sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem, o sentido da própria vida. Ao se conhecerem, percebem suas necessidades, os desejos comuns e decidem, então, construir o seu próprio trem.

O “Trenzinho do Caipira” nasce da fusão da obra de Villa-Lobos com seu eruditismo e, por outro lado, sua brasilidade e simplicidade à maneira de fazer obra teatral para crianças. A escolha de Villa-Lobos deve-se ao potencial criativo, multicultural, folclórico e pedagógico de sua obra, qualidades encontradas em poucos eruditos e que devem ser levadas em conta ao compor uma obra infantil.

O projeto traz em seu ideal a soma de diversas linguagens para a construção da cena. O objetivo é usar a vida e obra do músico como fonte de inspiração, para com isso se aproximar do universo da criança, dividindo com ela o gosto por um gênero, às vezes, tão distante de sua realidade. Assim, desmistifica-se o gênio, tirando-o do inalcançável lugar e o colocando ao pé do ouvido, a fim de tocar o ser criativo de quem vê e ouve.

Os aspectos multicultural e folclóricos da obra do maestro – buscando em nossa cultura uma identidade ou um reconhecimento de uma brasilidade, na diversidade de  sons de um mesmo Brasil – aliam-se a outros brasileiros que em retalhos, parangolés, pedaços de fios e bugigangas, retratam e tecem as várias cores e faces de nossa cultura. Ao final dessa viagem, cada espectador poderá concluir qual sentido esse trem tomará.

SOBRE A CIA. DO ABRAÇÃO

A Cia. do Abração é um espaço de arte e cultura, que há 10 anos atua em Curitiba (PR) e tem, como principal proposta, a pesquisa e produção teatral para todas as idades, esteados em dramaturgia própria e difundidos como espetáculos de repertório da Cia.

Desde sua fundação, a Companhia vem se especializando em produção de espetáculos para crianças. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas de diversas áreas, elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

A Cia do Abração possui diversas premiações na área de teatro como Prêmio Klauss Vianna (Projeto Canções que viram Corpo), Prêmio Myriam Muniz ( Projeto de investigação em teatro para infência e Juventude), Troféu Gralha Azul, Prêmio Potty Lazarotto.

FICHA TÉCNICA:

Produção: Cia. do Abração
Direção: Letícia Guimarães
Direção Musical: Octávio Camargo
Texto: Criação coletiva sob supervisão de Letícia Guimarães
Coreografia: Fabiana Ferreira
Cenografia: Cristine Conde
Figurino: Cristine Conde
Sonoplastia: Maurício Vogue
Iluminação: Anry Aider
Fotografia: Elenize Dezgeniski
Elenco: Cleo Cavalcantty, Paulo Matos, Moira Albuquerque, Felipe Custódio, Aline da Silva, Simão Cunha


SERVIÇO:

“O Trenzinho do Caipira” – Projeto Villa-Lobos para crianças de todas as idades.
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Datas: 22, 23, 29 de maio, às 15h; Dia 30 de maio, sessões às 11h e às 15h.
(Dia 28 de maio, às 11h – Apresentação agendada dirigida a estudantes – Gratuita).
Endereço: Av. República do Chile, 230, Centro (Próximo ao Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 2262-8152
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

Palestra: “O Teatro para Crianças e a arte-educação”

Dia 22 de maio às 14h30, dirigida a educadores, artistas e interessados

Oficina: “Ludicidade no Teatro para crianças”. Técnicas de contação de história e animação de objetos do cotidiano.
Dia 29 de maio, de 9h30 às 11h30, dirigida a crianças de 8 a 13 anos
Vinte vagas – Entrada gratuita.
Inscrições pelo e-mail: abracao@ciadoabracao.com.br
(Especificar no assunto: Inscrição oficina de teatro para crianças)

Contato Cia. do Abração: (41) 3362-9438

Funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 15h às 20h
Capacidade: 388 lugares (sendo 2 para cadeirantes)
Classificação: Livre
Acesso para portadores de necessidades especiais

Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br

Postado por:
Categorias:
Dicas, Educação, Fim de semana, Teatro