Um jeito de ver o Mundo….

“Cidade aTravessa: poesia dos lugares” acontece nessa sexta-feira na Travessa 1

19 mai 2010

O evento mensal “Cidade aTravessa: poesia dos lugares” chega a sua terceira edição na Travessa 1, no próximo dia 21 de maio, sexta-feira, a partir das 18h. Realizado pela Confraria do Vento, do Rio; a Casa das Rosas, de São Paulo; e o recém-criado Projeto OX, o evento contará nesta edição com exibição de filmes, entrevista, leitura de poesias e lançamentos de quatro livros, tudo com a curadoria do poeta sonoro Márcio-André.

Nesta edição, o poeta, Doutor em Letras e fundador do CEP 20.000 Guilherme Zarvos será o entrevistado e a leitura de poesias será conduzida por 11 poetas, entre eles o parceiro de Beto Guedes, Luiz Roberto Guedes, o colombiano Rafael Gutierrez, a americana Leonora Zoninsein, o potiguar Reynaldo Bessa e a paranaense Beatriz Bajo. Os dois últimos aproveitarão a ocasião para lançar seus novos livros: “Outros Barulhos” e “A Face do Fogo”, respectivamente. Outros títulos que serão lançados durante o evento são “Alguém para Amar no fim de semana”, de Luiz Roberto Guedes, e “Além do Horizonte”, de Telma Costa.

O encontro contará ainda com exibição dos filmes “Cidade Resposta”, de Márcio-André, e “Janelas”, de Marcella França. As performances ficarão por conta de Alex Hamburger, Andrea Carvalho Stark, Leonardo Fuks, Victor Paes, Guilherme Briggs e o coletivo 7 Novos.

Com curadoria do poeta Márcio-André e apresentação de Clóvis Bulcão, a proposta do evento é criar um núcleo irradiador e abrangente de poesia e artes afins no Rio de Janeiro, tal como se tornou a Casa das Rosas em São Paulo. O principal objetivo da “Cidade aTravessa: poesia dos lugares” é unir os movimentos poéticos das mais variadas cidades do mundo e a Travessa 1, com seu novo perfil que privilegia as editoras pequenas e independentes, mostrou-se o lugar ideal para estabelecer, no Centro do Rio, um ponto de encontro para escritores, performers, poetas sonoros e cineastas que experimentam a poesia em todas as suas formas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Leitura: Luiz Roberto Guedes (SP), Reynaldo Bessa (RN), Beatriz Bajo (PR), Rafael Gutierrez (Colômbia), Telma da Costa (RJ), Valéria Martins (RJ), Diana de Hollanda (RJ), C.S. Soares (RJ), Leandro Jardim (RJ), Gustavo Olivieri (Império Romano) e Márcio Rufino (RJ).

Performances: Coletivo 7 Novos, Alex Hamburger, Andrea Carvalho Stark, Leonardo Fuks, Victor Paes e Guilherme Briggs.

Entrevista ao vivo: Guilherme Zarvos.

Exibição dos filmes: “Cidade Resposta”, de Márcio-André, e “Janelas”, de Marcela França.

Lançamento de livros:

“Alguém para Amar no Fim de Semana”, de Luiz Roberto Guedes

“A Face do Fogo”, de Beatriz Bajo

“Outros Barulhos”, de Reynaldo Bessa

“Além do Horizonte”, de Telma da Costa


EVENTO CIDADE ATRAVESSA: POESIA DOS LUGARES

DATA: sexta-feira, 21 de maio de 2010, a partir das 18h
LOCAL: TRAVESSA 1
ENDEREÇO: Travessa do Ouvidor, 17 – Centro – Rio de Janeiro
TELEFONE: 2505-0400

Foto: Clara Grivicich

Postado por:
Categorias:
Dicas, Educação, Evento, História