Um jeito de ver o Mundo….

EBoy fala sobre pixel arte, design e criatividade no NAVE

31 out 2009

Principal referência de arte digital no mundo, grupo alemão vem ao Brasil pela primeira vez a convite do projeto Descolagem

Eboy PecolO Núcleo Avançado em Educação NAVE, na Tijuca, recebe no próximo sábado, dia 7, a partir das 15h, a sexta edição do Descolagem, um projeto do Oi Futuro, em parceria com o jornalista e blogueiro Beto Largman, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Nesta edição, o evento recebe o grupo alemão eBoy, a produtora SuperUber e o designer Billy Bacon. A entrada é gratuita e haverá tradução simultânea.

O objetivo do Descolagem é discutir os caminhos da criatividade, da arte digital, da interatividade e do design, tendo como ponto de partida a incrível obra dos eBoy. O grupo, que é a principal referência mundial quando se fala no assunto, estará pela primeira no Brasil e na América do Sul. Com o tema “A pixel arte e a criatividade na era digital”, o evento no Nave parte do pixel (aglutinação das palavras picture/pix + element/el) – o menor ponto que forma uma imagem digital nas telas de computadores, smartphones ou consoles de videogame – até chegar a Pixel Arte, que engloba qualquer tipo de criação artística elaborada com pixels.

Público vai conhecer como é o processo de criação dos consagrados Pixoramas e dos Peecol, bonecos tridimensionais de Toy Art

Pixel e Arte são marcas registradas desta trinca que viaja o mundo “pixelando” os mapas de algumas cidades – Tóquio, Veneza, Berlim, entre outras – com seus consagrados “”Pixoramas”. Seus personagens imaginários, os Peecol, já viraram bonecos tridimensionais de “Toy Art”. Além de produzirem blogs, ilustrações para publicidade, sites e exposições, eles também criam livros, camisas, pôsteres e vários outros produtos do universo Eboy. Com sua arte homenageada na EXPO_PIXEL ARTE que acontece no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), Kai Vermehr, Svend Smital e Steffen Sauerteig, integrantes do eBoy, são os convidados especiais do Descolagem #6, fechando com chave de ouro a “temporada” 2009 do projeto.

O projeto Descolagem é uma realização do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com o jornalista e blogueiro Beto Largman, que divide a curadoria desta edição com o artista multidisciplinar Batman Zavareze.

Como sempre, o Descolagem será transmitido em tempo real pela internet no endereço http://nave.oi.com.br/webtv. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no Descolagem App, um aplicativo para iPhone/iPod especialmente desenvolvido e que pode ser baixado gratuitamente na iTunes Store – http://www.apple.com/itunes/download.

Os convidados:

eBoy

baseInfluenciado pela cultura pop, videogames, programas de televisão e a cacofonia dos supermercados e shopping centers, o coletivo alemão Eboy faz ilustrações isométricas em 3D desde 1997. Formado pelos artistas visuais alemães Kai Vermehr, Svend Smital e Steffen Sauerteig, seu traço característico é praticamente uma marca registrada da pixel arte. Não à toa, é considerado o pai do estilo. Pixel e Arte são marcas registradas deste coletivo que viaja o mundo “pixelando” os mapas de algumas cidades – Tóquio, Veneza, Berlim, entre outras – com seus Pixoramas. Seus personagens imaginários, os Peecol, já viraram bonecos tridimensionais de “Toy Art”. Além de produzirem blogs, sites e exposições, eles também criam livros, camisas, pôsteres e vários outros produtos do universo Eboy. Pela primeira vez no Brasil, o Eboy, tem sua arte homenageada na EXPO_PIXEL ARTE, segunda exposição do NAVE curada e idealizada pelo artista multidisciplinar Batman Zavareze. Uma oportunidade única para conhecer de perto o trabalho e a metodologia de um escritório que, entre outros, já ilustrou para Adidas, Amazon, AXE, Coca-Cola, Der Spiegel, Diesel, DKNY, Electronic Gaming Magazine, ESPN Magazine, The Face, Fortune, Google, The Guardian, Honda, Kellogs, Kidrobot, Levi’s, Microsoft, MTV, Nestle, The New York Times Magazine, Nike, Paul Smith, Pepsi, Renault, Replay, RollingStone Magazine, Saatchi, Spin Magazine, VH-1, Wired Magazine, Yahoo!.

SuperUber

Por um lado ateliê criativo e por outro laboratório de tecnologia, a SuperUber é liderada por Liana Brazil, Russ Rive e Marcelo Pontes, que unem suas habilidades em arte, design, tecnologia e cenografia para criar instalações interativas e projetos multimídia. O objetivo é explorar o uso criativo de tecnologias para comunicar idéias – como elas podem conectar, trazer arte e imaginação para a vida das pessoas. A interatividade gera uma cumplicidade que faz do espectador coautor de cada instalação. A relação entre visitante e instalação é o que cria a mensagem. Sempre há algo mais prestes a ser descoberto ou revelado.

Principais projetos: a instalação “Beco das palavras”, no Museu da Língua Portuguesa (SP); o projeto multimídia para o festival Claro Cine, no Jockey (RJ); projeções interativas para o Tim Festival 07; os festivais Open Air em Portugal e Cognizance na Índia; e o jogo “Super Pong”, que integrou a exposição “Peléstation – The Legend in Action” em Berlim, na Copa de 2006. A SuperUber participa de exposições e festivais nos principais centros culturais do Brasil (CCBB, Paço Imperial, Instituto Tomie Ohtake, dentre outros), além de trabalhos nos EUA, Índia e Europa.

Billy Bacon

Diretor de criação e designer gráfico, de 1996 a 2005 dirigiu sua própria empresa de design, a Nú-Dës, no Rio de Janeiro. Em 2001, a Nú-Dës foi considerada por especialistas da área uma das dez melhores empresas de design do Brasil, tornando-se assim uma referência nacional em desenho gráfico e tipografia. Seus projetos de design foram publicados e destacados em revistas de design internacionais como How e Communication Arts. Como artista gráfico, ele tem exposto seu trabalho em instituições de prestígio, como o Museu Nacional de Belas Artes, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e em exposições de design na Argentina, China, França, Japão, Estados Unidos e Venezuela. Sendo um entusiasta e pesquisador da tipografia, em 1997 ele lançou a Subvertaipe, a primeira empresa de tipografia brasileira a produzir e comercializar fontes nacionais. De 2006 a 2008 ele viveu em Xangai, China, ensinando e coordenado o curso de tipografia do Departamento de Comunicação Visual do Raffles Design Institute. Em 2009, junto com outros três sócios, fundou uma nova empresa de design, a Bold°.

Beto Largman

Jornalista especializado em tecnologia, internet e design, comanda o blog Feira Moderna, no Globo Online. Gerenciou projetos inovadores ligados a tecnologia, comunicação, mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas e participado em inúmeros programas para rádio e TV. É colaborador das revistas Época e Época Negócios. Devido ao sucesso de sua coluna no programa “Qual é a boa?”, exibido no canal Multishow, foi convidado para fazer a narração do programa Cybernet, sobre games, no mesmo veículo. Largman coordenou um ciclo sobre tecnologia na Casa do Saber do Rio de Janeiro em setembro de 2009. Beto já foi DJ e continua fazendo trabalhos especiais como produtor musical. Beto já foi DJ e continua fazendo trabalhos especiais como produtor musical.

SERVIÇO

Data: Sábado, dia 7 de novembro de 2009
Horário do início do Descolagem: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h30.
Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca.
Entrada gratuita. Os interessados em participar devem enviar uma mensagem para descolagem@oi.com.br com o título “Quero Participar” e no corpo da mensagem informar o nome, idade e ocupação. Como o número de inscrições é limitado, enviaremos uma mensagem confirmando o convite. O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, no site http://nave.oi.com.br/, a partir das 15h.

O QUE É DESCOLAGEM

Descolagem é um projeto do Oi Futuro, em parceria com o jornalista e blogueiro Beto Largman, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem. No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.

NAVE

O Nave é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para reflexão e discussão sobre tecnologia e educação. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, o site http://nave.oi.com.br/ reúne as notícias relevantes sobre o projeto.

SOBRE O OI FUTURO

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro _ instituto de responsabilidade social da Oi, criado em 2001 _  tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais.

Atualmente, são mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. Visite: www.oifuturo.org.br