Um jeito de ver o Mundo….

Brincando com o Folclore

29 out 2009

BRINCANDO COM O FOLCLORE“Imenso sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em Curitiba, a peça é um  “espetáculo brincante” totalmente interativo, fazendo com que os espectadores experiencíem o “brincar” junto aos atores no Palco. Teresinha de Jesus, Pai Francisco e Alecrim Dourado, convidam crianças da platéia para brincadeiras folclóricas que fazem parte do universo infantil brasileiro tais como Escravos de Jô, Cinco Marias, Elástico, Cabra-cega e Mamãe-Posso-Ir. Nessa passagem de tempo, tecem reflexões sobre a experiência única pela qual passa toda criança: crescer e amadurecer.”

O espetáculo integra o Projeto Palco Brasileiro, merecedor do PRÊMIO CULTURAS POPULARES 2007, além de receber o “Prêmio Ludicidade – Pontinhos” de Cultura, do Ministério da Cultura,

Um projeto que, através do resgate de antigas brincadeiras populares (folclore infantil brasileiro), traz a crianças e adultos dos dias de  hoje o encanto e a magia contidos em jogos lúdicos; brincados por antigas gerações; nos quais movimento, observação, palavra e música assumem um importante papel na formação de um indivíduo mais criativo, sociabilizado e participativo.

O ESPETÁCULO

Durante o espetáculo, totalmente interativo, os espectadores são convidados a brincar com os atores, de brincadeiras folclóricas que fizeram parte da infância de seus pais.

Com este espetáculo, a Palco envereda pelo caminho da interatividade e da cultura popular brasileira, trazendo a platéia ao palco, durante quase toda a peça.

Buscando um caminho de comunicação espectadores/atores em um texto construído quase na íntegra de ditos populares, costumes, brincadeiras e canções da cultura popular brasileira.

Com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani “Brincando com o Folclore” é um resgate do universo folclórico infantil brasileiro, apresentando antigas brincadeiras de rua, cantigas de roda e de acalanto, costumes populares e de tradição oral.

A peça, que podemos chamar de “espetáculo brincante”, é totalmente interativa, fazendo com que os espectadores experienciem o “brincar” junto aos atores no palco. (brincadeiras folclóricas que fazem e/ou fizeram parte do universo infantil brasileiro).

O espetáculo é o resultado prático de um trabalho baseado em pesquisa na área do folclore infantil brasileiro desenvolvido pela equipe da Palco Produções, sob coordenação do Folclorista Inami Custódio Pinto e de Paula Giannini (autora).

O trabalho empolga equipe artística e platéia ao propor a participação direta dentro de uma experiência que podemos chamar de “espetáculo-jogo” ou “espetáculo-brincante”: Uma experiência de interatividade que apresenta às crianças a riqueza da gama de brincadeiras de rua do folclore brasileiro infantil e proporciona aos adultos um mergulho de volta a sua infância. Durante o espetáculo, é compartilhada entre pais, avós, filhos e netos a experiência do brincar junto aos atores.

Apresentando e resgatando uma seleção de cantigas de roda e acalanto, e,  brincadeiras brasileiras surgidas em diferentes estados brasileiros através de diferentes veias étnicas de oirigem: “Se Essa Rua Fosse Minha” – “Histórias Sem Fim” – “Dorme Suzana” – “Cabra Cega” – “Cinco Marias” – “Cataflau” – “Elefante Colorido” – “Alecrim Dourado” – “Encontrar figuras nas nuvens” – “Já Quem Pô” – “Carneirinho Carneirão” – “Macaco Foi à Feira” – “Elástico” – “Escravos de Jó” – “Pipa” – “Batatinha Frita 1, 2, 3” – “Mamãe Posso Ir” – “Carrapato Vai-te Embora” – “Bem-me-Quer, Mal-Me–Quer” – “Sapo Cururu” – “Teresinha de Jesus” – “Salada Mista” – “Mulher Rendeira” – “Amarelinha” – “Passa-Passa Gavião” – além de muita música, ditos populares, adivinhas, versinhos, parlendas, trava-línguas, etc.

A MÚSICA

A seleção musical é uma coletânea de cirandas infantis arranjadas pelo músico e pesquisador musical Ângelo Esmanhotto (pós graduado em música clássica indiana e que, no Brasil, trabalha em pesquisa das similaridades entre cantigas de roda brasileiras e mantras indianos), que também assina a direção musical do espetáculo e do cd para cantar – parte integrante do jogo.

FICHA TÉCNICA
TEXTO: PAULA GIANNINI
DIREÇÃO: AMAURI ERNANI
PESQUISA: INAMI CUSTÓDIO PINTO E PAULA GIANNINI

ELENCO:
PAULA GIANNINI
AMAURI ERNANI
ERIS D´SOUZA

TRILHA SONORA: ÂNGELO ESMANHOTTO
ILUMINAÇÃO: ADRIANO FABRÍCIO
PROJETO DE CENOGRAFIA E FIGURINOS: TONY LUCAS
ADEREÇOS: ANDREZA CROCETTI
PRODUÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA: PALCO PRODUÇÕES

SERVIÇO:

“Brincando com o Folclore”
Classificação Etária: Livre
GÊNERO: ESPETÁCULO INFANTIL INTERATIVO
Dias: 07 e 08 /11
Horário: Sábado e Domingo 16 horas
Local: Teatro Raul Cortez
Endereço: Praça do Pacificador,s/n-Centro – Duque de Caxias
Ingressos: R$ 12 e 6
Tel.: 21- 2771-3062 / 21 – 2672-8877
SITE: www.seessaruafosseminha.blogspot.com

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Teatro
  • Pingback: Tweets that mention Brincando com o Folclore | Visão Carioca -- Topsy.com()

  • william bueno
    parabens pelo blog…
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS…
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
  • andressa
    gostei muito