Arte popular do Brasil e da África se encontram em Santa Cruz
A Secretaria Municipal de Cultura inaugura, hoje, a exposição Afro-brasilidades na Arte Popular, no Centro Cultural Municipal de Santa Cruz. Com entrada franca, a mostra reúne cerca de 100 esculturas em argila ou madeira do acervo do Museu Casa do Pontal, uma referência em arte popular no Brasil.
As obras retratam a miscigenação racial, a pluralidade religiosa e as relações entre o sagrado e o profano, presentes na cultura brasileira. Artistas brasileiros e africanos mostram como a herança africana ajuda a resgatar e valorizar a História do Brasil. Um dos destaques é a obra Refugiados, do moçambicano Pilato, representando a realidade de retirantes nordestinos e/ou moçambicanos.
O visitante que for à mostra, que fica no local até 21 de setembro, terá oportunidade de conhecer o Centro Cultural de Santa Cruz, instalado no antigo Palacete Princesa Isabel, construído por D. Pedro II, em 1881, para passar temporadas de veraneio na Zona Oeste do Rio.
O Centro Cultural Municipal de Santa Cruz fica na Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz. Telefone: 3365-4923. A exposição pode ser vista de terça à sexta, das 9h às 15h e sábados, das 10h às 15h.
Fonte: Notícias do Rio
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Cidadania, Dicas, Evento, História