Um jeito de ver o Mundo….

Sala Cecília Meireles recebe Orquestra Sinfônica Brasileira

21 ago 2009

Orquestra Sinfônica BrasileiraA Sala Cecília Meireles recebe nesta sexta-feira e sábado (21 e 22/8) a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) na estreia carioca de Olhos de Capitu, de João Guilherme Ripper. No quarto concerto da Série Ônix 2009 – que já trouxe os pianistas Maria João Pires e Benedetto Lupo e o violinista Joshua Bell – a OSB recebe Michelle Canniccioni, soprano francesa que se apresenta pela primeira vez com a orquestra.

Michelle esteve no Rio no ano passado, para uma memorável interpretação de A Voz Humana, de Poulenc, com a Osesp. Desta vez, ela canta Olhos de Capitu, peça do compositor João Guilherme Ripper, composta para o festival de Campos do Jordão 2008, dedicada ao centenário de Machado de Assis. A narração será feita pelo barítono Ignácio de Nonno.

A regência deste programa fica a cargo de Stefan Lano, premiado regente argentino, diretor artístico do Teatro Colón de 2005 a 2008, que cumpriu longa temporada à frente da Ópera de Viena, além de ter regido algumas das mais importantes orquestras do mundo.

As Valsas Nobres e Sentimentais de Ravel (1875-1937) abrem o programa; compostas em 1911-12, no título aludem às Valsas de Schubert. Originalmente escritas para piano, as oito breves peças foram depois orquestradas e transformadas em balé para Natalia Trouhanova. Para encerrar, o colorido e a sedução hispânica de Manuel de Falla (1876-1946) em O Chapéu de Três Pontas, balé em um ato encomendado por Diaghilev (Ballets Russes), baseado numa peça homônima de Pedro Antonio de Alarcon; a coreografia foi de Léonide Massine e os cenários e figurinos, de Pablo Picasso; a música alia classicismo, modernismo e as tintas espanholas.

Serviço:

Valsas nobres e sentimentais – Ravel
Olhos de Capitu – Ripper
O Chapéu de Três Pontas – De Falla

Sexta-feira (21/8), às 20h
Sábado (22/8), às 16h

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47, Centro.
Tel.: (21) 2332-9160
Capacidade: 835 lugares

Censura: Livre

Ingressos:
R$ 62 (Plateia Superior) e R$ 122 (Plateia)
à venda na bilheteria do teatro,
pelo telefone (21) 3344-5500 e
pelo site www.ingresso.com.br.

Fonte: Imprensa RJ

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Música, Show