Um jeito de ver o Mundo….

Definida a ordem do desfile do Grupo Especial de 2010

01 jul 2009

carnaval_sambodromoA Liesa definiu, na noite desta terça-feira, durante sorteio na Cidade do Samba, a ordem do desfile do Grupo Especial de 2010. Por regulamento, a União da Ilha do Governador, campeã do Grupo de Acesso, será a primeira escola a se apresentar na noite de Domingo (dia 14 de fevereiro), enquanto a Mocidade Independente de Padre Miguel abrirá a apresentação de Segunda-feira (dia 15). A atual campeã, a Acadêmicos do Salgueiro, será a quinta a desfilar no Domingo, com o enredo ‘Histórias sem fim’, de Renato Lage. Totalmente reformulada, a Mangueira terá a missão de encerrar o Carnaval.

Após o sorteio, as agremiações tiveram 10 minutos para tentarem realizar trocas entre si. Apenas a Vila Isabel manifestou interesse e conseguiu convencer a direção da Porto da Pedra: antes a azul-e-branco seria a segunda escola de Segunda-feira. Após a troca, a agremiação de Martinho passou a ser a quinta de Segunda. Para o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, os dois dias de desfiles ficaram equilibrados.

‘O dia do sorteio é o início da preparação e do planejamento das escolas. Hoje existe um equilíbrIo, mas que só irá se confirmar na Avenida’. Castanheira explicou ainda o fato da Liesa ter decidido anteriormente que só Beija-Flor ou Mangueira poderiam encerrar o espetáculo. ‘Foi uma decisão aprovada pelos presidentes em plenário que visa manter um grande público na Sapucaí até o final. Além de Beija-Flor e Mangueira, Portela e Salgueiro também seriam capazes de ter essa missão’. Das 12 escolas do Grupo Especial, nove já definiram seus enredos. Faltam apenas Unidos da Tijuca, Viradouro e Portela.

Dirigentes e profissionais satisfeitos

Após o sorteio, o clima era de satisfação entre a maioria dos dirigentes e carnavalescos. Para Ivo Meirelles, novo presidente da Mangueira, a posição da verde-e-rosa é privilegiada. ‘É o que sempre pedimos a Deus. Desde 1984, não fechamos o desfile. Quem sabe isso pode dar sorte de novo. É claro que tem algumas coisas ruins como o cansaço do componente, mas no geral é muito bom. A Mangueira está acostumada e além disso nossa concentração será do lado do Balança Mas Não Cai’. A carnavalesca Márcia Lávia fez coro. ‘É uma posição maravilhosa. Vamos esperar para que a gente consiga fechar com chave de ouro. Toda a escola queria isso’, comentou.

Na Grande Rio, que será a quarta de Segunda, a definição da ordem também foi festejada. ‘Estávamos batalhando por isto. Desfilar no segundo dia é sempre melhor. O horário é maravilhoso’, disse o carnavalesco Cahê Rodrigues. Em busca do bicampeonato, Renato Lage revelou que não vê problemas em desfilar no Domingo. ‘A ordem dos fatores não altera o produto. Já fui campeão desfilando Domingo na Mocidade, em 1996. Estou acostumado. Vamos nos preparar para o título novamente’, acrescentou.

Confira a ordem do desfile do Grupo Especial:

Domingo – 14/2
1 – União da Ilha
2 – Imperatriz Leopoldinense
3 – Unidos da Tijuca
4 – Unidos do Viradouro
5 – Acadêmicos do Salgueiro
6 – Beija-Flor de Nilópolis

Segunda-feira – 15/2
1 – Mocidade Independente de Padre Miguel
2 – Porto da Pedra
3 – Portela
4 – Acadêmicos do Grande Rio
5 – Unidos de Vila Isabel
6 – Estação Primeira da Mangueira

POR RAPHAEL AZEVEDO

Fonte: ODIA

Postado por:
Categorias:
Evento, Samba
  • leandro
    Abração..