Um jeito de ver o Mundo….

Viradão Cultural Carioca

20 mai 2009

O “Viradão Carioca” é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que contaria com o apoio institucional da Globo Rio.

Entre os dias 5 e 7 de junho, a cidade contará com 48 horas de programação cultural ininterrupta, com atrações espalhadas por todas as suas regiões. Coordenadora do evento, a Secretaria vai contar com adesões de equipamentos culturais do Estado, além de incluir a parceria da iniciativa privada. O projeto prevê shows, peças, performances artísticas e exibições de filmes. Boa parte da programação será a céu aberto, em espaços públicos, como os grandes palcos da Praça Quinze e de Santa Cruz; o Cinema na Praça; ou a exposição contemporânea que vai ocupar a Praça Tiradentes. O acesso às atrações será gratuito ou a preços populares.

Além de grandes palcos na Praça Quinze e em Santa Cruz, a Cidade do Samba receberá shows não ligados diretamente às escolas do samba. Além disso, a quadra da Portela, em Madureira, contará com grandes atrações que vão revisitar as tradições nordestinas.

O conceito do “Viradão Carioca” é brincar com o verbo “virar”. Além de “virar” duas noites com programação cultural, o evento vai virar localizações geográficas e atrações, levando para um reduto do samba um tributo a Luiz Gonzaga ou fazendo uma batalha de DJs não com mesas de som, mas com juke box. A ideia é fazer a cidade “virar” a si mesma pelo avesso – moradores da Zona Sul visitando a Zona Oeste e vice-versa – reafirmando seus talentos e descobrindo novos valores e vocações através da arte.

Fonte: SMC