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Candidatura do Rio às Olimpíadas recebe maciço apoio popular

12 mai 2009

Na briga pelo apoio dos conterrâneos ao projeto de candidatura à sede das Olimpíadas de 2016, o Rio lidera folgadamente em relação a Chicago, Tóquio e Madri. Oitenta e um por cento dos cariocas apoiam a candidatura da cidade, segundos dados do Comitê Olímpico Internacional (COI). A aprovação é resultado da campanha Rio 2016 Cidade Candidata – Viva sua Paixão, promovida pelo Comitê Olimpíco Brasileiro (COB). Ela pode ser acessada pelo site wwww.rio2016.org.br que, inclusive, traz um mapa do mundo e a quantidade de mensagens recebidas de países dos cinco continentes à candidatura carioca.

O COI vai definir a vencedora no dia 2 de outubro, em Copenhague. Até lá, as pessoas podem enviar sua mensagem de apoio. E motivos os cariocas têm para emprestar total solidariedade, pois os ganhos são muitos com a realização de uma Olimpíada, segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Alexandre Sampaio, e a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.

O primeiro prevê a cidade num outro patamar do turismo mundial, como aconteceu com outras cidades que sediaram os Jogos.

– Tornaram-se referência turística e viraram pólo de captação de recursos internacionais – completou Sampaio, acrescentando que novas companhias aéreas estrangeiras colocarão a cidade em sua grade de vôos internacionais, visitantes estrangeiros passarão a considerar o país como novo destino turístico e empresas considerarão o Rio como local para organizar seus eventos.

Márcia Lins disse que, nos próximos cinco anos, cerca de R$ 1,2 bilhão serão investidos na construção e reestruturação de pelo menos 16 hotéis no Rio e dois em Niterói.

– Hoje, temos condições de sediar os dois maiores eventos esportivos do planeta que são a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Se isso ocorrer, o impacto na economia de turismo será enorme. O Brasil não está nem entre os 10 países que mais arrecadam com turismo. Precisamos dar um salto que mude esta realidade , como aconteceu com Barcelona, em 1991 – argumentou a secretária.

Segundo Márcia Lins, o governo do estado vai investir US$ 187 milhões em 87 projetos de saneamento e melhorias de infraestrutura no interior fluminense com o objetivo de atrair para lá o turista internacional que vem, a negócios, a passeio ou para assistir a megaeventos no Rio. Ela lembra que o turista que vem a negócios acaba ficando mais tempo que o normal e trazem a família.

– O nosso turismo de negócios está aliado ao prazer. O Rio tem poder agregador de visitantes – argumentou.

Os responsáveis pela candidatura do Rio apontam a implementação ou a aceleração da execução de projetos importantes para a cidade em várias áreas em conseqüência da organização das Olimpíadas, citando o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) e o Programa de Saneamento da Barra e Jacarepaguá (PSBJ).

Por Guedes de Freitas

Fonte: www.imprensa.rj.gov.br

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Esporte, Evento, Investimento, Turismo