Um jeito de ver o Mundo….

Uerj promove três roteiros guiados pelo Centro e bairros do Rio

11 mai 2009

Nesta semana, o Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura), do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), realiza dois roteiros turísticos guiados para quem deseja conhecer o Centro do Rio a pé.

Na quarta-feira (13/5), o professor João Baptista Ferreira de Mello encontra os participantes do roteiro 121 anos de Abolição na Estação do Metrô Praça Onze, às 14 horas, e seguem a pé pela mesma Praça Onze dos bambas e pequena África do Rio, Sambódromo, Terreirão do Samba, Escola Tia Ciata, Igreja de Santana, mãe de Maria, avó de Jesus, a Nanã de negra devoção (visita), Campo de Santana, ruas Buenos Aires e Uruguaiana, igreja das irmandades negras de N.S. do Rosário e São Benedito (visita à ex Catedral da cidade), ruas Ouvidor e Carmo, Praça XV do júbilo da Abolição, Paço Imperial e de Isabel de Bourbon e Bragança.

Na quinta-feira (14/5), o roteiro noturno pelo Centro tem encontro marcado no adro da Catedral Presbiteriana (na confluência da Praça Tiradentes com a Rua da Carioca), às 20h30, e segue a pé em direção aos prédios iluminados da Catedral Evangélica e Real Gabinete Português de Leitura, passa pelo Centro Cultural Carioca, Igreja N. S. da Lampadosa, Av.Passos (Território da “Daspu”), Praça Tiradentes dos teatros seculares, ruas da Constituição e Gomes Freire dos hotéis de alta rotatividade, Lavradio dos antiquários e casas de shows de iluminação mutante, quarteirão cultural, esplanada de Santo Antonio, Largo Braguinha, Mem de Sá dos sobrados exuberantes, samba de raiz, marchinhas, mambo, funk, rock e travestis, Arcos da Lapa, Rua Joaquim Silva e Escadaria Selaron, Largo Nelson Gonçalves, Igreja N. S.do Carmo da Lapa e Sala Cecília Meireles. O roteiro se repete na última quinta-feira do mês (28/5), no mesmo horário.

Ainda no mês de maio, o Nepec têm programado para o último sábado, dia 30, a partir das 9h30, o programa Descortinando as Geografias dos Bairros Catete, Flamengo e Glória. O encontro está marcado na portaria do Museu da República e segue a pé pelos sobrados da Rua do Catete, Museu da República (visita aos jardins), comércio e corredor gastronômico do bairro, além do comércio informal no espaço público, ruas Artur Bernardes e Bento Lisboa, Largo do Machado, Galeria dos Cinemas São Luis (passagem), Rua Machado de Assis, Travessa Pinheiro (vilas, torres e o Instituto de Arquitetura), Rua Dois de Dezembro, “Castelinho” (visita), Parque do Flamengo, ajardinamento do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, Praça do Russel, Memorial Getúlio Vargas, monumento ao padroeiro da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e Plano Inclinado da Igreja de N.S. da Glória, com visita ao templo.

Mais Informações: roteirosgeorio@uol.com.br – celular 8871 7238. Com tempo chuvoso, os roteiros serão adiados.

Fonte: www.imprensa.rj.gov.br

Fotos: literaturaeriodejaneiro

Postado por:
Categorias:
Dicas, História, Turismo