Um jeito de ver o Mundo….

Caetano Veloso estreia novo show no Rio de Janeiro

08 mai 2009

Cantor e compositor baiano dá início à nova turnê neste fim de semana.

O ano de 2008 foi, por assim dizer, “experimental” para Caetano Veloso. Depois da extensa turnê de “Cê”, álbum lançado em 2006 — que rendeu ainda um registro ao vivo no ano seguinte —, o músico decidiu seguir na companhia dos jovens Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo) e Marcelo Callado (bateria) para uma nova empreitada: compor e gravar outro disco de canções inéditas, quase na sequência dos últimos trabalhos. Até aí, pouca novidade. É da natureza de um artista inquieto a verve prolífica, traço comum em alguns artistas da mesma geração de Caetano, como Neil Young e Bob Dylan, que, há décadas na estrada, produzem ainda hoje material relevante, bem como o baiano.

Só que os quatro deixaram de lado o ambiente seguro, refrigerado e “controlado” dos estúdios para se aventurar em palcos cariocas, com as canções ainda em evolução. Batizado de “Obra em progresso”, o projeto contou com participações especiais de Jorge Mautner e Jaques Morelenbaum, entre outros, virou temporada, se consolidou perante o público e resultou na gênese de “Zii e zie”, seu novo trabalho. De sexta (8) até domingo (10), Caetano devolve ao Rio de Janeiro a obra consumada.

“Adoro cantar. Gosto muito de estar no palco e de fazer shows”, diz o músico, que recebeu a reportagem do G1, no palco do Canecão, durante os últimos ajustes de som e luz para a estreia.

Outro desdobramento da experiência nos palcos cariocas em 2008 foi o polêmico blog em seu site oficial. No espaço virtual, Caetano entrevistou sua própria banda e abordou assuntos que foram desde política até os últimos lançamentos de Hollywood.

“Gosto muito mais de escrever do que falar ao telefone. A partir disso, minha ligação com a internet começou por causa dos e-mails. Aí, me apaixonei. Sobretudo pelo YouTube. A gente encontra tanta coisa, é maravilhoso”, explicou Caetano.

Para o show, a formação baixo-guitarra-bateria, sob a batuta dos mesmos Pedro, Marcelo e Ricardo, vai dar o tom dos “transambas”, conceito criado pelo próprio compositor para descrever as músicas do novo disco: “o samba além do samba, desencaminhado e excessivo, mas sublime e superior”.

Além de 11 canções de “Zii e zie”, o repertório também inclui clássicos como “Eu sou neguinha?”, “Objeto não identificado”, “Irene” e “Maria Bethânia”.

Caetano Veloso no Rio de Janeiro
Quando:
sex (8) e sáb (9), a partir das 22h, e domingo (10), a partir das 20h30
Onde:
Canecão, Avenida Venceslau Braz, 215, Botafogo, Tel: (21) 2105-2000
Quanto: de R$ 60 a R$ 140, com meia-entrada – www.canecao.com.br

Fonte: G1

Postado por:
Categorias:
Dicas, Show