Um jeito de ver o Mundo….

Teatros das zonas Norte e Oeste recebem projeto Entrando na Dança

05 mai 2009
Projeto "Entrando na Dança", da secretária de Cultura. Na foto os coreógrafos Sônia Destri da "Companhia de Dança Urbana” e Renato Vieira da Cia Renato Vieira de Dança

Projeto "Entrando na Dança", da secretária de Cultura. Na foto os coreógrafos Sônia Destri da "Companhia de Dança Urbana” e Renato Vieira da Cia Renato Vieira de Dança

Os teatros Armando Gonzaga (Marechal Hermes), Mário Lago (Vila Kennedy) e Arthur Azevedo (Campo Grande), da Secretaria de Cultura, vão virar palco da dança contemporânea com o projeto Entrando na Dança, que ocupa os espaços entre os meses de maio e outubro. O circuito é uma realização da Associação Cultural Panorama, responsável pelo Festival Panorama de Dança, com patrocínio da Secretaria de Cultura e do Instituto Votorantim. O objetivo é democratizar a arte, através da dança.

Os espetáculos têm entrada franca e irão contar com a participação de companhias de renomados coreógrafos cariocas, como Carlos Laerte, João Saldanha, Márcia Milhazes e Andrea Jabor. As apresentações acontecem nos três primeiros fins de semana de cada mês e serão intercaladas com palestras e oficinas. Paralelamente, haverá atividades gratuitas, de formação artística, visando atingir principalmente jovens de 16 a 24 anos.

Neste fim de semana, sexta-feira (8/5), às 15h e sábado (9/5), às 19h, Esther Weiztman Companhia de Dança apresenta o espetáculo “Por Minha Parte”, no Teatro Mário Lago, em Vila Kennedy.

No último e terceiro fim de semana do mês será a vez da “Renato Vieira Cia de Dança” exibir em Campo Grande o espetáculo “Ritornelo”. O destaque da companhia fica por conta da presença do bailarino Bruno Cezário, que volta ao Brasil após sete anos na Europa. Também na sexta-feira, às 15h, e sábado, às 19h.

A abertura do Entrando na Dança aconteceu no dia 1º de maio, em Marechal Hermes, no dia em que o bairro completou 96 anos, com a “Companhia de Dança Urbana” (da coreógrafa Sônia Destri) que apresentou o espetáculo “Suíte Funk”. No dia 2, o grupo, que já se apresentou nos Festivais de Biarritz e Lyon, voltou ao Teatro Armando Gonzaga. ,

Para cativar o público dos bairros onde o programa acontece e torná-lo fiel, cada local receberá o circuito em um fim de semana fixo no mês: o primeiro será sempre em Marechal Hermes; o segundo, em Vila Kennedy, e o terceiro em Campo Grande.

– O ‘Entrando na Dança’ leva o melhor da dança carioca para bairros que normalmente são excluídos das muitas atividades culturais da cidade – afirma Nayse López, curadora do evento.

– Queremos mostrar que há público para a dança contemporânea em regiões distantes da Zona Sul e do Centro. Por ser um evento localizado somente nas zonas Norte e Oeste ele difere do Panorama de Dança que acontece em todo o Rio, além de São Gonçalo e Baixada Fluminense – conclui Nayse.

A Associação Panorama fez parcerias também com escolas das redes municipal e estadual, ONGs e academias de dança de cada um dos bairros onde o projeto acontece. A iniciativa prevê, ainda, a capacitação de monitores com o objetivo de habilitar moradores das comunidades a difundirem os princípios básicos da dança contemporânea.

TEATRO ARMANDO GONZAGA
Av. General Oswaldo Cordeiro de Faria, 551. Marechal Hermes.

TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Rua Victor Alves, 454. Campo Grande.

TEATRO MÁRIO LAGO
Rua Jaime Redondo, 2. Vila Kennedy.

Fonte: www.imprensa.rj.gov.br

Foto: Divulgação

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Teatro