Um jeito de ver o Mundo….

São Januário: Caldeirão vascaíno faz aniversário

21 abr 2009

Estádio São Januário completa 82 anos

Há 82 anos era inaugurado um dos maiores orgulhos dos vascaínos: o estádio de São Januário, no dia 21 de abril de 1927. O estádio foi construído em tempo recorde, pouco mais de 10 meses, e com recursos dos torcedores do clube. A partida inaugural foi entre Vasco e Santos, com a vitória dos paulistas por 5 a 3. O primeiro vascaíno a marcar no estádio foi o atacante Galego.

São Januário recebeu jogos da seleção brasileira e os grandes jogos do futebol carioca até a inauguração do Maracanã, em 1950. O estádio vascaíno foi o maior da América Latina até 1930, quando o Centenário, no Uruguai, foi inaugurado, e o maior do Brasil até 1940, quando o Pacaembu abriu as portas em São Paulo. São Januário serviu como palco para momentos históricos, como discursos do presidente Getúlio Vargas, que da tribuna de honra do estádio lançou as leis trabalhistas (CLT).

O maior público registrado oficialmente em São Januário foi o de 40.209 pagantes, na partida Vasco 0 x 2 Londrina, no dia 19 de fevereiro de 1978, mas válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977. Porém, os mais antigos dizem que mais de 60.000 pessoas estavam em São Januário no dia 25 de maio de 1949, para ver a vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Arsenal, da Inglaterra. Esse jogo foi tratado na época como um Mundial Interclubes, pois o Vasco era o campeão sul-americano e o Arsenal, campeão inglês e um dos melhores times europeus.

No dia 12 de agosto de 1998, São Januário recebeu o jogo mais importante de sua história, a primeira partida da final da Libertadores. O Vasco venceu o Barcelona, do Equador, por 2 a 0, com gols de Donizete e Luizão, diante de mais de 36 mil pagantes. Na vitoriosa campanha da competição sul-americana, em que foi campeão no ano do seu centenário, o Vasco disputou sete partidas na Colina, venceu seis e empatou uma.

Fonte: Agência Rio de Notícias

Fonte: Blog do Carioca

Leia mais

Postado por:
Categorias:
Esporte, História
  • sergio roberto
    sou vascão minha paixão, time que eu sou fanático pra mim não e so um time é minha vida.