Um jeito de ver o Mundo….

Prefeito participa da posse do novo Cardeal Arcebispo do Rio

20 abr 2009

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou neste domingo, dia 19, da cerimônia de posse do novo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, realizada durante missa solene na Catedral Metropolitana, no Centro do Rio. Participaram do evento Luís Fernando Pezão, governador em exercício do Estado do Rio; Júlia Carepa, governadora do Pará – estado onde D. Orani foi arcebispo até o início deste ano -; e ainda representantes do Legislativo e do Judiciário Municipal e Estadual, além de várias autoridades eclesiásticas.

Em entrevista à imprensa após a cerimônia, o Prefeito afirmou que recebe D. Orani com o carinho, a cordialidade e a simpatia “típicas do povo carioca”.

– Podemos esperar nele um grande pastor, um grande líder, e ele pode contar com a parceria e o apoio da Prefeitura (em seus projetos) – declarou Paes, que durante a cerimônia entregou ao novo arcebispo uma imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade.

Paes comentou ainda que a principal característica do novo arcebispo é o diálogo, que considerou “fundamental para liderar o povo católico da cidade” e também estabelecer uma relação harmoniosa com todas as denominações religiosas que coabitam no Rio de Janeiro. Ele também aproveitou a ocasião para agradecer, em nome de todos os cariocas, a parceria e o esforço de D. Eusébio Scheidt, antecessor de D. Orani, que fez um grande trabalho à frente da Arquidiocese do Rio, nos últimos oito anos.

Antes, durante sermão após a Eucaristia, D. Orani apresentou-se como “um apóstolo de Cristo” escolhido para a missão de conduzir os fiéis no estado. Ele, no entanto, destacou que sua ação junto ao bispado será também a de ajudar a resolver as graves questões sociais locais, e lembrou que não traz soluções, mas está disposto “à abertura de um diálogo conjunto para solucionar os problemas ligados à violência e outras mazelas da comunidade”.

– É possível o diálogo ecumênico e social, o diálogo das diferenças, o diálogo da comunidade. Nossa sociedade sofre de uma carência enorme dessa comunidade e nós, cristãos, somos chamados para construir essa unidade – defendeu o novo cardeal arcebispo.

Também durante a cerimônia, D. Orani recebeu uma série de homenagens e presentes de antigos e atuais companheiros. Representantes da Pastoral da Família do Rio lhe entregaram uma maquete da Catedral de São Sebastião, enquanto a Guarda do Círio de Nazaré – tradicional festa religiosa de Belém do Pará -, representada pela governadora Júlia Carepa, presenteou-o com uma réplica de Nossa Senhora de Nazaré.

Por: Karine Fonte
Foto: Beth Santos

Fonte: Notícias do Rio

Postado por:
Categorias:
Evento
  • Pingback: cordialidade.net - Prefeito participa da posse do novo Cardeal Arcebispo do Rio …()