Um jeito de ver o Mundo….

Cinema com o bebê

25 mar 2009

Por A.Poulain

Nem sempre é fácil ter vida social quando se tem um bebê de até 18 meses em casa, principalmente quando o pequeno ainda mama no peito. A partir de abril as coisas começam a melhorar para as mães (e também pais) cariocas que curtem cinema e que ainda estão na fase de adaptação à rotina de ter filho pequeno. O CineMaterna, que já funciona em São Paulo desde fevereiro de 2008, chega ao Rio com a proposta de promover sessões de cinema com filmes escolhidos pelo próprio público em ambiente adaptado para o conforto dos bebês, seguidas de bate-papo em locais próximos previamente combinados. O primeiro filme, ainda não definido, será exibido no dia 9 de abril, às 14h, no Unibanco Arteplex, na Praia de Botafogo, 316.

A sala de exibição tem som reduzido, ar-condicionado menos frio, ambiente levemente iluminado, além de trocador, tapete emborrachado e um estacionamento para carrinhos. Mas e se o bebê começar a chorar loucamente? De acordo com as regras de etiqueta do grupo, a mamãe se ausenta por alguns instantes para acalmar a criança, do lado de fora da sala. Até porque, quem tem alguma experiência nessa área sabe que basta um bebê começar a chorar para várias outros acompanharem a sinfonia.

Celular, brinquedos barulhetos ou espalhafatosos e máquinas fotográficas com flash são proibidos. De resto, tudo é permitido (amamentar, ficar de pé embalando o bebê, dar papinha) desde que com bom senso e em silêncio, dentro do possível, já que bebês pequenos balbuciam e dão gritinhos. Crianças maiores de 18 anos não podem freqüentar a sala, salvo em filmes com classificação livre.

Para ajudar a escolher o filme da primeira exibição, basta se cadastrar em www.cinematerna.org.br. Serão enviados informativos com os filmes disponíveis para votação. A enquete dura alguns dias e o filme é decidido sempre uma semana antes da sessão. Irene Nagashima, fundadora do CineMaterna, adianta que a próxima expansão do grupo acontecerá em maio. “Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, vamos para Campinas. Na capital paulista o projeto existe desde fevereiro de 2008 e acontece semanalmente às terças-feiras e, aos sábado e às quintas, quinzenalmente.” Este ano já foram exibidos os filmes “Se eu fosse você 2″; “Alguém que me ame de verdade”, “Marley & Eu”, “Foi apenas um sonho”, entre outros.

Fonte: Youpode

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas
  • Eduardo Rolim
    O melhor lugar para se curtir com a família a nossa casa. O outro é com certeza o cinema. Mas com bebês fica difícil, né!?! Lembro que a última vez que meus pais foram ao cinema juntos foi quando, eu, o mais novo de 4 irmão, já tinha 8 anos. Minha irmã, a mais velha se tratou de cuidar da galera. Esta iniciativa é ótima para fortalecer a intimidade do casal. O conforto e a segurança devem ser impecáveis, se não os pais nem prestarão atenção nos filmes. Poder escolher o filme também é ótimo. Vamos ver se vai cair no gosto dos pais cariocas. Boa A. Poulain!