Dicas de entrevista
O que dizer em uma entrevista? O que não dizer? Que roupa vestir? Quais qualidades destacar? São tantas dúvidas antes de uma entrevista, mas, no fim das contas, as dicas são mais simples do que se imagina: seja sincero, educado e objetivo. Um sorriso no rosto também é sempre importante. Confira e boa sorte em suas próximas entrevistas!
– Horário: pontualidade é essencial. Chegue sempre com 15 minutos de antecedência ao horário marcado para a entrevista.
– Apresentação: vista-se com roupas discretas e de cores sóbrias. Para as mulheres, não é adequado utilizar decotes, nem saias muito curtas. Deve-se tomar cuidado para não abusar da maquiagem e perfume, nem usar muitos acessórios. Para os homens, não é adequado que se utilize chapéu ou boné. Barbas e cabelos devem estar aparados. Sapatos limpos são fundamentais.
– Postura: mantenha uma postura adequada na hora de se sentar. Não fique esparramado na cadeira.
– Tranqüilidade: mantenha-se calmo. Procure não gaguejar, nem se enrolar com as palavras. Saiba ouvir e limite-se a responder o que lhe foi perguntado. Demonstre confiança e segurança no que fala. Ouça as perguntas até o fim, sem interromper. E se você não entendeu, peça que o entrevistador esclareça e só então responda.
– Objetividade: seja direto, sem ser mal educado. Mas não exagere respondendo a todas as perguntas apenas com “sim” ou “não”; elabore o suficiente para dizer o motivo ou complementar sua resposta. Faça anotações prévias a seu próprio respeito: resultados, competências, pontos fortes e fracos, características pessoais. Evite falar gírias, expressões e jargões comuns.
– Verdade: seja sincero ao falar das suas qualidades. Não exagere ao falar de suas próprias qualificações.
– Gestos: tome cuidado com gestos exagerados e repetitivos que demonstram insegurança e nervosismo.
– Detalhes: não masque chiclete durante a seleção. Desligue o telefone celular assim que chegar ao local da entrevista. Pesquise e estude, previamente, o máximo de informações a respeito da organização. Mostre que você realmente está interessado na seleção.
– Evite: falar demais, mostrar impaciência, ignorar perguntas, contar piadas, mudar de assunto de repente e desviar o olhar do entrevistador por muito tempo.
– Saiba errar e reconhecer: se cometer um equívoco durante a entrevista, saiba lidar com isso. Corrija o erro, assuma que está tenso por ter muito interesse na vaga e procure manter a calma.
Luciana Rolim de Lima
26 anos, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004 e a 4 anos compõe o quadro de pessoal da empresa Brasilcap Capitalização com foco em Treinamento e Desenvolvimento.
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Dicas, Emprego