Como procurar um novo emprego
1- Atualize seu currículo profissional, antes de começar a busca de um novo emprego.
2 – Planeje sua vida em função de seu objetivo: Procurar emprego.
3 – Peça ajuda a parentes e amigos. Você se multiplicará. Dê uma cópia de seu currículo a quem pode ajudá-lo. Quanto mais gente estiver atenta à oportunidades de emprego, maiores as suas chances.
4 – Anote e controle o destino de seu currículo, para que você possa manter-se atualizado e não enviar mais de uma vez o seu currículo para o mesmo local.
5 – Tente obter indicações e cartas de apresentação das empresas onde trabalhou e boas referências profissionais.
6 – Procure emprego todos os dias. Faça com que isto seja primordial e ocupe grande parte do seu tempo.
7 – Analise as oportunidades de emprego em outras regiões. Fora dos grandes centros pode haver oportunidades interessantes.
8 – Mantenha em seu poder um bom número de cópias de seu currículo. Entregue cópia na hora. Evite gastar e perder tempo entregando seu currículo “depois”, “em outra oportunidade”, “mais tarde”.
9 – Procure manter-se atualizado através de leituras e acompanhamentos em jornais, revistas, informativos, entre outros. Na medida do possível frequente também, seminários, congressos, simpósios, feiras, workshops e todos os tipos de eventos sociais e culturais que tiver oportunidade.
10 – Se esforce para conseguir contato pessoal ou marcar uma entrevista. Seu poder de persuasão é muito maior “face-a-face”.
Enquanto aguarda uma recolocação…
1 – Faça um planejamento de como sobreviver sem renda por mais de 6 meses:
– examine e controle o orçamento doméstico imediatamente.
– evite gastos desnecessários e exija isso de todos os seus familiares. Comece seu controle agora mesmo.
não assuma prestações.
– tenha cuidado com o seu cartão de crédito. Evite usá-lo. Guarde-o. Se necessário, esconda-o.
– estabeleça critérios e prioridades para os gastos. Lembre-se: alimentação, transporte, saúde, escola dos filhos são fundamentais.
– compre o necessário. Não faça estoques. Reponha na medida das necessidades.
– procure pagar suas prestações no dia do vencimento. Não deixe que seu nome fique “sujo na praça”, nem perca dinheiro pagando antecipado.
2 – Procure manter-se em atividade. Não deixe a “máquina esfriar”. É difícil esquentá-la… Tenha uma vida sadia:
– durma 8 horas por dia. Evite apresentar-se com ar de cansado.
– evite fumar e beber.
-trabalhe como um “louco” para conseguir outro emprego.
3 – Faça trabalhos extras, inclusive à noite ou fins de semana. Fontes de renda alternativas sempre rendem algum dinheiro.
4 – Aceite trabalho a título de temporário. Um bom profissional, mesmo que temporário, sempre encontra oportunidade de trabalho.
5 – Evite ocupar o telefone por muito tempo. Ele é o primeiro fator importante na sua “caça ao emprego”; por isso, deve ser atendido sempre que tocar. As chamadas para as preciosas entrevistas sempre vêm através do telefone. Abaixo estão algumas dicas:
– Se tiver filhos pequenos, coloque o telefone em local elevado, onde não possam atendê-lo. Secretárias, normalmente, não têm paciência para insistir, repetir recados, ligar novamente, quando é atendida por uma criança que não anota recados.
– Deixe bloco, lápis e caneta, perto do telefone. Anote e principalmente peça que anotem: o nome da pessoa que ligou, a empresa, número do telefone e do ramal. Uma anotação incompleta e malfeita poderá fazer você perder um bom emprego.
– Se você tiver uma secretária eletrônica, melhor ainda. Crie uma boa mensagem, pedindo a pessoa para deixar a data, horário, nome, empresa, número de telefone e ramal.
– Conscientize seus filhos adolescentes sobre a importância dos recados telefônicos, peça-lhes que não utilizem o aparelho sem necessidade, evitando aqueles “papos” com namoradas, colegas e amigos que duram horas.
– Procure não se estender obtendo muitas informações sobre a oportunidade oferecida ao telefone. Pergunte somente o cargo e empresa onde esta sendo oferecida a oportunidade. Aguarde o momento certo, durante a entrevista, para demais questionamentos.
Luciana Rolim de Lima
26 anos, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004 e a 4 anos compõe o quadro de pessoal da empresa Brasilcap Capitalização com foco em Treinamento e Desenvolvimento.
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Dicas, Emprego