Um jeito de ver o Mundo….

Carnaval, Festival de Artes

03 fev 2009

O Blog Visão Carioca tem recebido contribuições dos leitores que a medida do possível iremos publicar. Trazemos hoje um artigo sobre o Carnaval e o mundo dos negócios do Advogado, Professor e Consultor de Empresas: Faustino Vicente da cidade de Jundiaí (SP).

Carnaval, Festival de Artes

O brasileiro é realmente um privilegiado em  termos  de festividades, pois logo após  as festas de final de ano e o início das férias de verão, vem o carnaval,  que pode  ser considerado a maior festa popular ao  ar  livre do mundo. Tendo  como “comissão de frente” a incorrigível  alegria da nossa gente,ele apresenta-se como um  autêntico abre-alas da indústria de turismo e garoto-propaganda das nossas  exportações.Samba, trilha sonora do Brasil.

O carnaval, a arte e o mundo dos negócios são  destaques do mesmo carro  alegórico. O processo de evolução do nosso carnaval transformou-o numa autêntica  ópera de rua, ou,como querem outros, no mais criativo e  democrático Festival de Artes do planeta. O carnavalesco, protagonista do núcleo de criação da escola de  samba, está comprometido com  a verdade ao associar a arte as circunstâncias históricas e  geográficas. A  imaginação e a emoção simbolizam o corpo e  alma do artista. Da mais  famosa   passarela  –  a Marques  de  Sapucaí – à mais simples  viela, a nossa musicalidade desfila  a sua maior riqueza – a diversidade de seus ritmos  –  como o  samba, originário do  batuque africano.

Ao lado  da música,a literatura se faz  presente com o samba-enredo  que  pode reescrever o nosso descobrimento ou relembrar os ciclos do nosso  desenvolvimento  e a pintura retratar o colorido  da nossa flora e da nossa fauna. A  escultura  homenageia as nossas  celebridades, as  artes plásticas   faz o lixo se  transformar   em luxo. A dança exibe todo nosso “jogo de  cintura”. Os nossos  artesãos mostram   a  sua genialidade com o aproveitamento de nossos  recursos  naturais; a arquitetura também se faz presente,especialmente revelando os carnavalescos como verdadeiros  “arquitetos sociais”. A fotografia, o cinema,  artes cênicas e  gráficas, todas  elas se fazem presentes na fantasiosa corte do Rei Momo.

O carnaval, que possui a magia de transformar artistas em passistas e passistas em artistas, é  responsável pelo mais  abrangente acervo da nossa cultura popular. Senão vejamos. Redescobrindo a nossa  história,nada tem escapado a sensibilidade dos  carnavalescos  que,da tradição  à globalização ou da tragédia à comédia,têm   retratado nossos  usos e costumes – festa para os mais diversos meios  de comunicação. A nossa  geografia tem sido  motivação  para  os compositores explorarem os milhares de quilômetros de nossas belas   praias, o imenso “mar verde” da selva  Amazônica, o paraíso ecológico do Pantanal, as  serras  e  cachoeiras   do   sul, a biodiversidade da mata atlântica e todas as riquezas naturais, deste país continente.

No campo empresarial o destaque fica para o  formato empreendedor de gestão que  faz  da ousadia, da criatividade e da empregabilidade – soma das  competências  e  habilidades –  o  tripé de um modelo exemplar de  organização  competitiva. O mundo dos negócios ainda tem que se conscientizar que somente um ambiente de trabalho prazeroso poderá  produzir a  Excelência. O prazer, no seu mais refinado conceito,  é  a energia (insubstituível)  que gera  vencedores. Até a modernidade do Terceiro  Setor,com sua responsabilidade  social através do  voluntariado,de  há muito  faz parte do  “DNA” das  escolas  de samba, e de outras agremiações similares, que têm desenvolvido excelentes projetos especiais, que vão  da pedagogia  à  tecnologia, contribuindo para reduzir os  índices de exclusão  social.

A elevação da expectativa de vida, a nova estrutura do mercado mundial   de  trabalho e as mudanças de estilo de vida das pessoas são tendências que elegem a  indústria do turismo como  um dos mais promissores empreendimentos do futuro.Ao som dos  seguidores do  lendário Mestre André –  bateria nota 10 – encerramos   com  o nosso cautelar grito carnavalesco: vamos explorar o turismo, não os turistas.

Faustino Vicente
faustino.vicente@uol.com.br

.

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Investimento, Samba
  • Ana
    mt bom esse texto
    usei eli no trabalho
    espero que va bem
  • wysara
    nossa,espero q esse texto me ajude no trabalho!