Um jeito de ver o Mundo….

Rio de Janeiro receberá etapa do Grand Prix em 2009

10 dez 2008

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) revelou que o Rio de Janeiro abrigará jogos de quatro seleções no Grand Prix 2009 entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.

Segundo a entidade, a capital fluminense receberá, além do próprio Brasil, os times dos Estados Unidos, Alemanha e Porto Rico. Em Pequim-2008, brasileiras e norte-americanas fizeram a final, com vitória para a equipe de José Roberto Guimarães.

A etapa do Rio será a única que a competição não realizará na Ásia. E, se por um lado, as brasileiras poderão jogar diante de sua própria torcida, por outro isso implicará em um grande esforço por parte das atletas nacionais, que no final de semana seguinte terá que jogar em Macau contra China, Polônia e Tailândia.

A edição 2009 do Grand Prix será marcada pela ausência de duas importantes seleções do cenário mundial, caso de Cuba e Itália, que pagaram caro por não terem mandado suas principais jogadoras para os torneios classificatórios. O Brasil é o maior vencedor do torneio, com sete títulos.

O sistema de disputa da competição continua o mesmo de 2007: durante três finais de semana, as 12 seleções são divididas em três grupos, totalizando nove jogos. Destas, as cinco melhores mais o Japão, sede das finais, jogarão pelo título entre 19 e 23 de agosto.

Confira o calendário:

Semana 1: 31 de Julho até 2 de Agosto
Grupo A (Rio de Janeiro, Brasil) Brasil EUA Alemanha Porto Rico
Grupo B (Polônia) Polônia Japão Holanda Tailândia
Grupo C (Ningbo, China) China Rússia República Dominicana Coréia do Sul

Semana 2: 7-9 de Agosto
Grupo D (Miao Li, Taiwan) EUA Holanda República Dominicana Alemanha
Grupo E (Macau )China Brasil Polônia Tailândia
Grupo F (Osaka, Japão) Japão Coréia do Sul Rússia Porto Rico

Semana 3: 14-16 de Agosto
Grupo G (Hong Kong) China Polônia Holanda República Dominicana
Grupo H (Coréia do Sul) Brasil Japão Alemanha Coréia do Sul
Grupo I (Bangcoc, Tailândia) Tailândia EUA Rússia Porto Rico

Finais: 19 a 23 de agosto, em Tóquio

Postado por:
Categorias:
Esporte