Um jeito de ver o Mundo….

Presépios Naturais no Campo de Santana, na Praça Nossa Senhora da Paz e na Praça Nossa da Apresentação

03 dez 2008

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Fundação Parques e Jardins, programou para este ano a instalação de três presépios que vão se integrar à paisagem do Campo de Santana, no Centro; da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e da Praça Nossa da Apresentação, em Irajá. As obras são feitas com plantas ornamentais, metal e sisal. O objetivo desse trabalho, que já faz parte do calendário de eventos do Natal carioca, é representar os personagens da Sagrada Família, bem como os Reis Magos e as ovelhas, simbolizando as boas-vindas ao Menino Jesus, numa das passagens mais importantes e conhecidas da Bíblia.

No Campo de Santana, a montagem do Presépio Natural, em sua quinta edição, está concluída. Com a técnica francesa da mosaicultura, que associa jardinagem e escultura, o nascimento de Cristo é representado em figuras tridimensionais de até 3m de altura que se destacam no centro do parque – a maior área verde do Centro. Na montagem foram utilizadas mais de 45 mil mudas, especialmente cultivadas no Horto Municipal de Jacarepaguá, das seguintes espécies ornamentais: brilhantina, érica, pêlo-de-urso, pingo-de-ouro, pingo-de-ouro-branco, periquito-vermelho, coleo, confete, zebrina, periquito-verde, grama inglesa e pucélia aspargus.

Além dos personagens principais, Jesus, Maria e José, a escultura reproduz as figuras de um burrico e uma ovelha, circundados por troncos e faixas para delimitar o espaço do presépio. Um sistema de irrigação garantirá a sobrevivência das plantas até janeiro, quando o conjunto será desmontado.

Com a excelência alcançada na mosaicultura, a Fundação Parques e Jardins conquistou, em 2006, o Culture Award, prêmio concedido pela comissão julgadora do Mosaïcultures Internacionales de Shangai (MIS), na China. O evento reuniu 55 cidades da Europa, Canadá, Estados Unidos e Japão em torno do tema A Terra, nossa Aldeia. Na ocasião, foi apresentada a réplica do Cristo Redentor confeccionado com cerca de 3.500 mudas, que representou o Rio de Janeiro concorrendo com outros 20 jardins monumentais na categoria Arquitetura das Cidades.

Presepio natural Mais um trabalho da premiada equipe da Fundação Parques e Jardins poderá ser apreciado em Ipanema, no período natalino que se inicia. A Praça Nossa Senhora da Paz ganhará um presépio confeccionado com metal pintado de branco e um toque especial: a iluminação do chafariz. As figuras, com três metros de altura, serão instaladas dentro do lago. Pelo menos duas vezes por dia, durante 30 minutos, um chafariz cobrirá as esculturas com jatos d’água, criando um visual de grande beleza. Na próxima semana o público já poderá ver a obra, montada pelo segundo ano consecutivo.

O terceiro presépio ocupará, a partir da próxima semana, uma área da Praça Nossa Senhora da Apresentação. Será a terceira edição da montagem do episódio bíblico da Sagrada Família no bairro do Irajá, mantendo o que já se tornou uma tradição da Zona Norte da cidade. A utilização do sisal na confecção das figuras, combinada com luzes, dará à noite um efeito todo especial ao presépio.

Texto: Assessoria de Comunicação Social (SMAC)
Fotos: Angelita Valladão (SMAC)
Fonte: Prefeitura Rio

Postado por:
Categorias:
Evento, Meio Ambiente, Turismo