Um jeito de ver o Mundo….

Parapente e Asa Delta com segurança

22 nov 2008

Quem nunca se imaginou voando como um pássaro sobre as belezas da Cidade Maravilhosa? É comum passar pela praia do Pepino, em São Conrado e ver vôos de parapente e asa delta. Sempre dá aquela curiosidade de saber qual é a sensação de um vôo, mas ao mesmo tempo dá um medo enorme.

Como o parapente e a asa delta são esportes radicais, alguns cuidados são necessários, e a segurança é a preocupação principal de um vôo perfeito. A primeira precaução está na escolha de um instrutor de vôo qualificado. Não há por que economizar na hora de realizar um salto e acabar arriscando a própria vida. Confira se o piloto tem habilitações para vôo duplo e instrução, emitidas pela ABVL (Associação Brasileira de Vôo Livre),que deve possuir data de validade no campo D–vôo duplo). Fique de olho também na conservação dos equipamentos.

Para voar é preciso ser maior de idade e estar em boas condições de saúde. Os passageiros menores de idade devem portar autorização dos responsáveis e estes devem estar presentes no dia do vôo. É preciso pagar uma taxa de R$10,00 na AVLRJ (Associação de Vôo Livre do Rio de Janeiro) e assinar um termo de responsabilidade. E não se esqueça de ir adequadamente vestido, usando tênis, calça ou short e uma camiseta, pois sem roupas apropriadas o vôo será adiado.

Ao chegar à rampa de decolagem será iniciada a preparação para o vôo. Selete (cadeira) e capacete serão colocados, e um treinamento ainda no solo dará as coordenadas necessárias para a decolagem. Um vôo de parapente pode durar no mínimo 15min e no máximo 40min, dependendo das condições de vôo. Aproveite a oportunidade e tenha lá do alto uma visão inesquecível da paisagem carioca.

Fonte:  Prefeitura do Rio

Postado por:
Categorias:
Esporte