Um jeito de ver o Mundo….

Paixão de Ler comemora o Dia Nacional da Cultura

03 nov 2008

O lançamento da Paixão de Ler 2008, a maior campanha de promoção do livro e da leitura da América Latina, que este ano tem como patrono o escritor Machado de Assis, marcará as comemorações da Secretaria Municipal das Culturas ao Dia Nacional da Cultura, no dia 5 de novembro, na Academia Brasileira de Letras (Rua Presidente Wilson, 203 – Centro). Às 19 horas, será realizado um espetáculo sobre a vida e a obra de Machado de Assis, com trechos dos contos do escritor e músicas de época. A entrada é gratuita. Além disso, durante todo o dia, a Paixão de Ler movimentará o Rio de Janeiro, com uma ampla programação cultural nas bibliotecas populares municipais e em outros espaços da cidade.

Há 15 anos, a Paixão de Ler multiplica o acesso aos livros e à literatura, incentivando a população a descobrir o prazer de ler, estimulando a criatividade e ampliando seu repertório e vocabulário. De 5 a 12 de novembro, os cariocas terão a oportunidade de conhecer diversos tipos de linguagens literárias, nos mais variados locais da cidade, com atividades voltadas para o incentivo à leitura. A Secretaria Municipal das Culturas presta este ano uma homenagem a Machado de Assis (1839-1908), o escritor que revela na sua obra as mudanças sociais e de urbanização na passagem do século 19 para o século 20 no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e morou durante seus 69 anos de vida.

Nas 29 bibliotecas populares municipais, em bibliotecas estaduais, em escolas e universidades públicas e particulares, em centros culturais e em museus serão realizadas diversas atividades, como apresentações de contadores de histórias; apresentações musicais e teatrais; lançamentos e mostras de livros; exposições sobre a vida e a obra de Machado de Assis; leituras de poesias; palestras; oficinas e exibições de vídeos. Essas atividades serão realizadas em parceria com instituições públicas e privadas. A programação será estendida a outros municípios do estado do Rio.

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal das Culturas também oferecerá uma programação especial para os cariocas e os visitantes da cidade, nos equipamentos municipais de cultura, com entrada gratuita e a preços populares.

A programação está disponível na internet www.rio.rj.gov.br/culturas.

Fonte: Prefeitura do Rio

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Dicas