Um jeito de ver o Mundo….

“Cuidar do Meio Ambiente é preservar a Vida Humana.”

25 out 2008

Promoção Bossa Nova
Responda a pergunta abaixo e concorra a um CD

Poucas pessoas param para compreender a profundidade desta frase, mas ela transmite o resumo de toda questão de preservação do Meio Ambiente:

Preservar, cuidar do Meio Ambiente é fundamental para garantir nossa sobrevivência, isto é, a sobrevivência da Vida Humana… Nós dependemos dele, não o contrário. A Natureza sozinha tem capacidade de se recuperar. Quando nascemos (desde o primeiro da espécie) já encontramos o Ecossistema pronto, organizado, estruturado… Se todos os Seres Humanos (pois somos o “único animal” capaz de destruir seu Habitat…) desaparecerem, ainda que demore um tempo, a Natureza irá se recuperar.

Várias iniciativas são feitas para conscientizar as pessoas a respeito deste tema, como veremos na entrevista a seguir, onde a integração da Bossa Nova, Religiosidade, Consciência Natural e Valorização da Vida levam homens e mulheres a mudarem suas ações através da cultura e da arte.

Conheçam o mineiro, com “alma carioca”, que encontrou na Arte a missão de educar para a preservação da vida.

1.      A onde você nasceu? Como se iniciou a preocupação com a questão ambiental? E por que a Repressa Billings?

Sou mineiro, nasci e cresci na cidade de Leopoldina no norte de Minas Gerais, minha preocupação se iniciou pela vida profissional, pois também trabalho com projetos de construção civil e os projetos hoje principalmente aqueles ligados a industria são monitorados em todas as questões pelos orgãos publicos do meio ambiente, com isso tive muitas palestras sobre a questão do aquecimento global e os problemas ligado diretamente a sociedade como a produção e manutenção do lixo e também do mal uso da agua, então com isso  tomei gosto pela causa, posso dizer que fui conscientizado e quero ser um agente multiplicador sobre essa campanha. Agora quanto a represa billings é por que moro em diadema e estou perto do problema, pois a represa billings abastece toda região do grande ABCD, isto é: Sto André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, entre outras regiões de SP.

2.      Todo seu trabalho se inicia a partir de uma “crença” religiosa. Por que?

Eu nasci no lar evangélico sou filho de pastor (in memória) e cresci dentro de uma doutrina rigorosa que me fez viver com diciplina desde cedo, então não tive muita tolerancia em relação a desordem e a maus tratos com tudo e todos, hoje eu vejo o beneficio dessa disciplina que foi rigorosa comigo e observo que falta isso na nova geração tanto dentro como fora do meio evangélico, então meu trabalho é fazer consciencia ambiental e cultural nas igrejas que tem o poder de influenciar na formação espiritual, social e de cidadania, pois a igreja deve ter essa responsabilidade.

3.      Há quanto tempo você trabalha com música?

Comecei a gravar em 2000 e terminei em 2002, mas só lancei agora no ano passado na Expo Cristã 2007 aqui em SP, desde então venho trabalhando dentro deste projeto, mas estou envolvido com a música a pelo menos 20 anos estudando e pesquisando sobre o estilo musical brasileiro, acho que tenho o samba na vêia, rsrsr…

4.      Como começou sua ligação com a Música? Em especial com a Bossa Nova?

Eu comecei tocando guitarra nas igrejas em que frequentei e desde cedo gostava de solos de blues, tocava baladas nas igrejas até o dia que resolvi levar a musica mais a sério e fui estudar, então tive bons professores particulares até que encontrei um que me direcionou para música brasileira e só me passava repertório de bossa nova, era dificil pra mim encarar os acordes, mas tomei gosto mesmo quando um dia ouvi uma música do Chico Buarque (Trocando em miudos) na voz de Emilio San Tiago, ai foi paixão de verdade e decidi produzir um disco com essas influencias no mercado Gospel, pois me considero um bom letrista e tive bom gosto nas minhas composições do CD Bossa Gospel e me sinto realizado com o resultado, afinal tenho boas influencias musicais brasileira.

5.      Quando sentiu necessidade de atribuir aspecto ambientalista às suas composições?

Pois é, quando se escrevi uma composição é sempre retratando o sentimento em função do momento que a gente vive, com isso fluiu naturalmente por que foi bem na época de palestras que tive sobre o assunto e acabei escrevendo uma poesia bonita chamada verde no estilo bem bossa nova ou melhor em bossa gospel, né! rsrsr… e isso é bem original no trabalho que faço.

6.      Como você explica a mistura entre Jazz, Bossa Nova e Gospel?

Partindo do principio que o Jazz e a Bossa Nova não é apenas um ritmo e sim um estilo musical numa soma de valores que caracteriza em melodia, harmonia, ritmo e diversas formas de interpretação e execução que o estilo representa, eu apenas acrescentei minha minha poesia que retrata o amor de Deus na minha vida, por isso coloquei o título Bossa Gospel, porque Bossa é o estilo musical e Gospel é o segmento no mercado, pois o evangelho cresci muito e a cada dia esta aumentando o número de pessoas desse perfil que aprecia a boa música, agora falando no amor Deus.

7.      Quando iniciou o Movimento Cultural e Missionário? Quais são as suas parcerias?

O projeto teve inicio a partir da ideia de lançar o CD com uma bandeira de consciencia cultural, eu entendo que todas épocas marcantes inclusive da Bossa Nova que foi um movimento que influenciou até fabricantes como geladeira e fogão bossa nova, se deu através de um movimento, o tropicalismo foi um movimento, mesmo o gospel é movimento, então lançar uma proposta musical diferenciada num segmento que até então tinha menos conhecimento do que hoje sobre o assunto, me seria mais apreciavel através de um projeto que denominei MCM, essa iniciativa me trouxe uma perpectiva social grande já que a ideia é fazer consciencia cultural, então inclui a questão ambiental e com isso tenho algumas parcerias que se interessam pelo assunto como a TV Rede Gospel da igreja Renascer em Cristo, TV Rit do R.R. Soares que fizeram também uma boa reportagem sobre o projeto, revistas como a Enfoque da gravadora MK Publicitá que vão publicar uma materia nessa proxima edição e outras revistas como UP Gospel, Revista Eclésia, Jornal Imprensa Brasil, etc… então o projeto não é só musical, mas tem uma caracterítica social que faz junto com outros projetos o Movimento Cultural e missionário.

8.      É difícil identificar em um primeiro momento a ligação entre Evangelho e discurso Ambientalista. Explique esta fusão para nossos “Internautas”?

É verdade, no primeiro momento essa ligação parece mesmo ser bem distinta, porém, não é não. A bilblia faz muitos comentários relacionados ao meio ambiente, em Jó 37:16, Deus faz uma relação sobre o assunto perguntando a Jó nos dias de sua provação se ele conhecia o “equilíbrio das grossas nuvens e das maravilhas feito pela suas mãos” essa pergunta faz referencia ao meio ambiente pois como tudo na vida e também na ecologia o equilíbrio que mantem a boa relação do homem ao meio ambiente, Salmos 58:4 chama a atenção de todos que ignoram a verdade sobre qualquer questão, e associa as pessoas dizendo: tem veneno semelhante ao veneno da serpente que são como a víbora surda que tem tapado os seus ouvidos para não ouvir a voz da verdade. Ora… a relação do homem com o meio ambiente não se limita ao evangelho, mas esta muito além disso considerando todo o periodo de nossas vidas aqui na terra, porém, Deus nos fez por verdadeiros responsaveis pela preservação da natureza.

9.      Que objetivos você pretende alcançar com esta perspectiva de ação?

Eu espero dar a minha contribuição nessa causa tão importante que é fazer consciencia Cultural e Ambiental a través do projeto MCM junto as parcerias que vou encontrando pelo caminho.

10.  Você acha possível integrar música e ação ambientalista. Como levar as pessoas a agirem, após tomada de consciência através da música?

Eu integrei um projeto chamado: Operação Represa Limpa em função da represa billings, a ideia é de fazer shows em 10 lugares de cada cidade desses municípios que são abastecidos pela represa, porém, reunir um grande número de pessoas pra ouvir sobre a situação da represa tem de ser através de grandes eventos como shows que pretendo realizar, mas estou aberto a fazer shows gospel e indicar shows seculares com dias diferentes porque o público não se mistura, então precisamos apostar no projeto com apoio das prefeituras e empresas privadas para patrocinar a MCM. Agora todos damos nossa contribuição, mas tem que haver boa vontade dos governantes pra fortalecer essa consciencia fazendo manutenção, fiscalização e penalizar os maus intencionados no rigor da lei, a música é apenas uma ferramenta pra reunir multidões e fazer essa publicidade.

11.  Quais os resultados concretos já alcançados com o MCM?

Tenho feito palestras em igrejas fazendo voz e violão e vejo que há um grande interesse nas pessoas sobre o assunto, pois quando marcamos uma palestra nós convidamos os visinhos das redondezas pra participarem e isso tem dado resultado, é claro que fazendo palestras se torna um trabalho de formiguinha devido ao tamanho da necessidade que a demanda requer, mas estamos contribuindo com a causa e isso pode se tornar volumoso porque não faço palestras apenas pra que as pessoas ouçam e pronto, não, eu as convido a se tornarem um agente multiplicador ensinando seus filhos seus visinhos seus amigos e até a fazerem parte do projeto MCM dando palestras assim como eu, temos no projeto uma palestrante que faz fantochi para crianças de 6 anos para baixo e isso é gratificante porque essas crianças com certeza não serão mais um invasor nas áreas de preservação ambiental e nem jogarão lixos nas ruas.

12.  Deixe uma mensagem para os leitores do Blog Visão Carioca despertando para uma conscientização da preservação ambiental e qualidade de vida.

Olha… nós temos 2,7% de agua doce, isto é, agua potavel no planeta, 25% se encontra no brasil e 95% esta na região do amazonas que por sua vez só tem 5% da população brasileira contra 95% no resto das regiões que são abastecida com esses 5% do restante, então as pessoas não tem essa estimativa e com isso não sabem o valor de um manancial de abastecimento que sofre a cada dia com o descaso da população em funçao dos lixos que jogam nas ruas e nas áreas de preservação ambiental que também são invadidas e seus esgotos não são ligados a rede pública porque é claro, em locais de preservação ambiental não tem e nem deve ter projetos de infraestrutura, com isso, despejam seus esgotos nos mananciais poluindo e tornando nossas aguas um veneno, a estatística diz que 80% das doenças vem através do consumo de água, quem não tem essa consciencia toma do proprio veneno e o pior, servem veneno até para seus próprios familiares e pessoas que desejamos o bem, mesnsagem: ENSINEM SEUS FILHOS, PARENTES E AMIGOS A NÃO JOGAREM LIXOS NAS RUAS.

13.  Telefone para contato, palestras e shows.

Paulo Pinheiro

Site: www.paulopinheiro.art.br

E-mail: contato@paulopinheiro.art.br

(Tel. 011 7652-1354) ou (011 3996-9339)

Você quer conhecer mais o trabalho de Paulo Pinheiro e ganhar o CD “CD Bossa Gospel”?

Deixe um comentário respondendo a pergunta:

Como eu entendo e colaboro para a preservação do Meio Ambiente?

Registre sua iniciativa! Mande sua idéia.

Os dez leitores mais comprometidos com a questão ambiental ganharão o CD “Bossa Gospel”, de Paulo Pinheiro .

A seleção será feita pelo Blog VisãoCarioca e pelo músico Paulo Pinheiro.

Aguardamos você!

(O envio do CD é de responsabilidade da equipe do Paulo Pinheiro)

  • Pingback: Diana Krall em homenagem à Bossa Nova no Rio | Visão Carioca()

  • Pingback: Aventuras cariocas mostra ecossistemas e bairros do Rio | Visão Carioca()

  • Cilêde Maria de Oliveira
    Acredito que pequenas atitudes contribuem muito para preservar o que resta do Meio Ambiente, essas atitudes vão desde um pequeno papel de bala que não jogo no chão e a atenção que busco das pessoas que estão ao meu lado para mudar seus hábitos, não importo quem sejam, apenas não deixo passar o momento, tenho certeza que EDUCAÇAO é indispensável para qualquer ser humano.
  • sueli aljarilla berzotti de Londrina-Pr
    Muitas pessoas falam eu não vou economizar agua pois elas falam ASSIM :

    ,ninguém economiza,mas pensem bem se cada um fizer a sua parte mínima que seja poderá servir de exemplo para outras pessoas,eu fico imaginando o que as minhas netas vão passar eu já estou com 56 anos ,já não estarei aqui mas e elas.Com esse aquecimento global,gente que calor é este insuportável,não estamos aguentando não é mesmo, fico triste quando vejo alguém cortando uma arvore,dói no meu coração.TODO DIA DA ARVORE EU ABRAÇO UMA ARVORE E DOU OS PARABÉNS PRA ELA,parece loucura eu me arrepio parece que ela sente,façam isto é uma sensação maravilhosa.O meu quintal é cheio de verde,trepadeiras,primaveras, enfim eu faço a diferença,tem pessoas que eu conheço que cortam as arvores da rua por causa da sujeira,pura ignorância,Eu contribuo com pequenas atitudes,economizando agua,juntando o lixo reciclável,não cortando arvores,colocando o lixo para o lixeiro levar e não jogar nos terrenos baldios,nas praças como eu vejo aqui perto da minha casa.AH! ia me esquecendo tem os NEROS AH1 estes adoram colocar fogo em tudo tem preguiça de catar as folhas que varrem e colocam fogo,gente que absurdo fico muito revoltada.O pior que nós minoria que temos consciència pagamos pelos outros que não preservam a NATUREZA.DEUS criou isto tudo para nós , e muitos não dão valorTudo o que DEUS fêz é perfeito e maravilhoso pena que estão acabando com tudo QUE DEUS abençõe a todos, e tenha misericórdia das pessoas que distróem o que ele criou.FELICIDADES………………

  • Rangel Araújo
    LOL
  • clebia
    olhe tem gente que naum liga pra iso tudo que agente ta tentando salvar.. eu tenho apenas 13 anos e ja estou fazendo minha parte … adorei o texto os comentarios … e tudo…
    gente se voces puderam entra la no meu imail e mamdem recado pr a mim ficarei feliz…”! bjs BY.. BYCLEBIA
  • Visão Carioca
    ***** Resultado da Promoção Bossa Nova *****

    Os leitores que ganharam o CD “Bossa Gospel” de Paulo Pinheiro na Promoção Bossa Nova foram:

    Cilêde Maria de Oliveira
    Sueli Aljarilla Berzotti
    Clebia Catarina

    Lembrando que o envio do CD é de responsabilidade da equipe do Paulo Pinheiro.

  • http://oclumencia.com raphaela cavalcanti
    Eu olho para este tópico e eu simplesmente vejo pessoas “q ñ são todas” sem nem um pouquinho de ética pq se ue penso que prejudicando o meio ambiente vai ficar por isso mesmo estou me alto enganando,por que se eu destrui-lo estou me destruindo eu ñ consigo viver num ar poluido eu ñ consigo viver sem água eu ñ consigo viver com ráios ultra violetas em contato constante com a minha pele etc…, e porisso paro para pensar se hoje sofremos pelos atos dos nossos antepassados, oque será dos meus filho e netos??? bom eu só tenho 13 anos e fasso pate do grupo de delegados ambientais do rio de janeiro e se tudo correr bem farei parte do grupo de delegados ambientais do brasil q são jovens como eu q se preocupa com o futuro porque o mundo ñ é só meu e seu, ainda virão os novos donos e eu ñ quero que os nossos filhos e netos sofram reflexos por nossa culpa, + ainda há tempo de concerta os danos, que se fomos comparar o que aconteceu entre décadas agora está acontecendo entre 20 anos e com mais rápides então já está mais do que na hora de hagir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Sueli Aljarilla Berzotti
    Estou aguardando meu CD de bossa nova;
  • Visão Carioca
    Sueli,

    Enviamos um e-mail em 29/12/2008 solicitando seu endereço e não tivemos resposta até agora..

    Por favor, envie seu endereço para que a equipe do Paulo Pinheiro possa enviar o CD.

    Atenciosamente,

    Equipe
    Visão Carioca
    http://www.visaocarioca.com.br

  • mel
    muito legal e interresante
  • Sueli Aljarilla Berzotti
    recebi o cd bossa nova gospel do Paulo Pinheiro muito lindo gostaria de agradecer o presente, tenho ouvido bastante o cd e ele tem edificado muito a minha vida. Que DEUS abençõe a todos beijos Sueli.
  • Sueli Aljarilla Berzotti
    Hoje comemora-se o dia do PLANETA TERRA.O universo poderia ser mais belo se o próprio homem se conscientizasse dessa beleza que é o nosso querido Planeta.Mas infelizmente o que vemos é o homem buscando meios para destruir a sí próprio.No início dos tempos, conforme lemos na biblia sagrada,só existia DEUS o criador do universo, ele nos concedeu de graça tudo o que possuímos,com todo o amor e bondade. Mas o homem parece não estar interessado em entender isto alternando a própria ordem natural das coisas, muitos homens morrem sem saber o motivo da sua vinda no PLANETA TERRA…Nunca devemos deixar de Agradecer a DEUS PELA OPORTUNIDADE DE VIDA,PELO AR QUE RESPIRAMOS,PELO CÉU E PELA TERRA.Como DEUS deve estar triste vendo ser destruído o que ele criou com tanto amor.BEIJOS A TODOS SUELI…..
  • Sueli Aljarilla Berzotti
    DEUS nos deu a natureza de graça,não consigo entender porque os homens a destrói.O nascer do sol é muito lindo,e as àrvores frondosas que abriga os pássaros,a lua, as estrelas, o firmamento.DEUS muito obrigado por tudo o que o SR.criou para nós.Em tudo dai graças, temos que agradecer pela chuva, pelo sol, pela nossa vida, por tudo o que DEUS tem nos dado de graçaQue DEUS continue derramando muitas bençãos sobre as nossas casas e sobre a nossa vida.Sueli.
  • Sueli Aljarilla Berzotti
    Estamos comemorando mais uma chegada da Primavera, estação linda , alegre. as flores com seu perfume e com a sua beleza, vários tipos de flores e cores, que previlégio poder enxergar ver toda esta beleza criada por DEUS.Dia da árvore lindas maravilhosas frondosas abrigando os pássaros, nos dando sombra nos dias quentes, e tem gente que reclama porque elas sujam as calçadas, tem que varrer as suas folhas.Um dia deste eu estava varrendo a calçada quando uma senhora puxou papo comigo e falou esta árvore é uma desgraça, eu fiquei muito triste e falei para ela: A senhora sabe que vamos ter vida eterna? ela não respondeu nada daí eu falei no céu com certeza nós vamos encontrar toda a natureza de DEUS.No inferno não?lá tudo vai queimar dia e noite e com certeza não vai existir nada do que DEUS criou ela não falou nada e foi embora .Fico decepcionada com o ser humano .Temos que agradecer a DEUS por tudo o que ele para nós de graça.Quando acordo eu agradeço por estar viva e por tudo o que ele criou, agradeço pelo ar que eu respiro.Agradeço quando chove, quando faz sol, em tudo eu dou graças.em tudo mesmo.Que DEUS tenha misericórdia de todos nós cheios de falhas, afinal somos humanos não é mesmo?
  • Sueli Aljarilla Berzotti
    CHEGOU A PRIMAVERA:Estação mais alegre, flores coloridas, perfume , muito bom, comemoramos o dia da Arvore, hoje eu já abraçei a minha como eu faço todos os anos é uma Magnólia já caiu as folhas dela agora virão as flores com um perfume delicioso, o seu perfume é mais a noite.agradeço muito a DEUS pela Natureza, como DEUS é perfeito né, e nos deu tudo de graça.Pena que muitas pessoas querem acabar com tudo, não sei nem o que dizer viu, muitas pessoas são dignas de dó.Que DEUS tenha misericórdia dos humanos que querem acabar com tudo o que ele criou.FELICIDADES A TODOS.
  • Sueli Aljarilla Berzotti
    Estou muito triste pois passou um vendaval´por Londrina e derrubou muitas árvores, elas foram arrancadas com raiz, totalmente destruídas. Mesmo que forem plantadas outras no lugar imaginem quantos anos vai demorar para elas ficarem iguais as que foram arrancadas.O homem destrói e está recebendo o troco.Tudo o que DEUS criou para o homem, ele nos deu de graça pena que muitos não se conscientizam disto, e só querem destruir o que DEUS nos deu.
  • http://maeterra.criarumblog.com Marly
    Muito bom o site e bastante oportuno. Você está de parabéns.
    Eu estou iniciando um Blog, É o S.O.S – Terra.
    Ajudo a cuidar do ambiente de diversas formas, crio histórias tipo a que coloquei no meu blog, o rei sol e a princesa terra, fiz e cuido de um minhcário no condomínio onde moro e aonde todas as cascas de frutas e verduras vão servir de alimentação para as minhocas. Em troca elas nos presenteiam com um excelente húmus que é utilizado nas plantas do próprio condomínio. Também faço denúncias do que está acontecendo no nosso planeta no meu blog.
    Ah, sim, a promoção para ganhar o cd ainda está valendo? Eu gostaria de receber um, caso vocês ainda estejam na campanha e també se acharem que eu mereço.
  • Márcio Jucá
    gostei do site é muito interessante pois também luto em preservar o meio ambiente trabalhando a concientização das pessoas. Tô executando um projeto que trata sobre isso.Espero que deia certo, estou lutando por isso.
  • flávia
    queria conseguir a pesquisa certa mas tabom!!!!!!!!!!
  • debora
    bom eu queria como poesiaa ….
    mais ta boom
  • maria
    gostei muito pois btenho 11 anos de idade e vendo oq nois esamos passando quero cuidar do meio ambiente e convidar amigos e familiares para me ajudar nessa batalha que vamos conseguir por quer só uma pessoua cuidando do meio ambiente faz muita diferençam prometo ajudar.
  • jussara
    eu apesar de ter 13 anos sei que devemos cuidar do nosso mundo por que ele é a casa que Deus nos deu.
    faço minha parte e peço que quem ler faça a sua por que a natureza é a casa do ser humano.
    eu amei o site!!!
  • http://andrerosaxxt andre rosa
    ora pessoal vamos cuidar do meio ambiente
    sua vida esta em jogo
  • http://andrerosaxxt andre rosa
    ora pessoal vamos cuidar do meio ambiente sua vida esta em jogo
  • http://andrerosaxxt andre rosa
    se cuidem cuide do planeta
  • http://andrerosaxxt andre rosa
    adoro estar no projeto ambial em santa catarina colegio nilo peçanha
  • duda
    esse é muito bom para estudar é ver coisa