Um jeito de ver o Mundo….

UERJ garante provas no domingo

11 set 2008
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) publicou hoje, no seu portal de notícias, uma nota garantido que as provas do segundo exame de qualificação serão realizadas nesse domingo 17/09.

Veja abaixo a nota:

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro tranqüiliza os estudantes que irão prestar os exames para ingresso na UERJ. A Reitoria decidiu pela manutenção do cronograma do Vestibular 2009, de acordo com o edital publicado. Atendendo à solicitação dos alunos que ocuparam a Reitoria ontem à noite, a administração central da UERJ criou uma comissão para ouvir as reivindicações do movimento estudantil.

Sites: Vestibular da UERJ

UERJ

Postado por:
Categorias:
Educação
  • estudante
    Noticias da reuniao com a vice-reitora!
    11/09/2008 – 14hrs

    Foram discutidas especialmente as Reivindicações dos Estudantes – em especial a questão da segurança dos estudantes que estão na ocupação assim como dos bens e patrimônios da Universidade:

    Perguntas a Reitora quanto a Ocupação:

    1- Haverá alguma forma de perseguição aos estudantes envolvidos com a ocupação?
    Resposta da Reitoria : Podem ficar tranqüilos com respeito a este assunto.

    2- Haverá PM no Campus?
    Resposta: A reitoria se mostra contra a entrada da PM, porém afirmou que o Estado usará de seus métodos para que o 2º Exame Qualificação ocorra normalmente e sem a presença dos estudantes no próximo domingo.

    3- Haverá pedido de Reintegração de Posse?
    Resposta: A Reitoria entrará com o pedido de Reintegração de Posse

    Falas em relação ao Vestibular do próximo domingo:

    “Por parte da Reitoria não haverá nenhuma repressão ao Movimento Estudantil. A Reitoria é contra qualquer proposta de PM no Campus; porém não temos total poder sobre isso. A Reitoria será contrária a qualquer tipo de repressão. A Reintegração de Posse vai ser realizada”.

    “A Reitoria vai fazer todo esforço para que a etapa de domingo possa acontecer.”

    “O Estado vai assegurar a realização do Vestibular.”

    Ao afirmarmos que estávamos sendo ameaçados, obtivemos a seguinte resposta:
    “NÓS APENAS AMEAÇAMOS COM DEMOCRACIA.”
    Quanto a nossa pauta:

    1- Quanto ao Restaurante Universitário:
    Resposta: O Restaurante Universitário estará pronto até meados de 2009. Segundo acessores, o mesmo só ainda não foi concluído pois o projeto ainda não estava pronto.

    2- Quanto aos ônibus entre os Campus da UERJ, Creche Universitária, Alojamento…
    Resposta: Formalizar um documento com todas as pautas para que a Reitoria responda formalmente a todas reivindicações no prazo de 10 DIAS.

    3- Atenção da Reitoria ao DCE:
    Resposta: “O Reitor é absolutamente aberto ao diálogo; porém a agenda do Reitor estava bastante cheia com viagens dentro e fora do país. Não deve ser visto como uma descortesia por parte dos estudantes.”

    Diante desses fatos apesar dos estudantes perceberem que os responsáveis pela reitoria se mostraram abertos a um “diálogo”, a Reitoria isentam-se da responsabilidade no caso do “Estado” tomar alguma providencia mais ostensiva. A ocupação será mantida até que se concretizem novas negociações que decidam a favor das reivindicações dos estudantes ou ocorram intervenções positivas ou negativas com relação à situação. A reitoria da universidade está tentando usar o vestibular como uma justificativa para possíveis e prováveis ações violentas contra os estudantes. E você? Assistira pela tevê?

    (tudo que voce lê é parcial!)
    11 de Setembro de 2008 14:22

  • estudante